PSD afirma que evolução do crescimento do PIB está no caminho certo

| Economia
Porto Canal / Agências

Porto, 08 set (Lusa) -- O porta-voz do PSD, Marco António Costa, manifestou hoje "moderada satisfação" pelos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) sobre o PIB, afirmando que "a evolução do crescimento" da economia portuguesa "está no caminho certo".

"Os números agora conhecidos comprovam esse sentido de crescimento da nossa economia e o facto de a economia estar a revelar-se robusta sob o ponto de vista do seu crescimento", afirmou, em declarações aos jornalistas, no Porto, Marco António Costa.

O INE reviu hoje em alta o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre deste ano, que aumentou 0,9% do PIB face a igual período de 2013, com o novo Sistema Europeu de Contas (SEC2010).

Segundo Marco António Costa, tendo em conta que os dados do INE foram projetados de acordo com um novo sistema estatístico, o PSD tem sempre "uma atitude de moderação relativamente a esta matéria" e torna-se importante "observar nos trimestres seguintes o comportamento do investimento".

"Estes sinais da economia são motivos para estarmos atentos mas também confiantes para o futuro", sustentou o social-democrata.

O responsável lembrou que em novembro o Governo estimava em 0,8% o crescimento do PIB, tendo retificado esse valor para 1% no Orçamento Retificativo.

"O que temos [agora] é exatamente o ponto do meio, disse, "sinal que temos confiança, de que a evolução do crescimento do PIB está no caminho certo".

O porta-voz considerou ainda que, nestes dados sobre o PIB, "há um contributo relativamente positivo das exportações".

O INE também divulgou hoje que as exportações aumentaram 1,5% e as importações 4,9% no trimestre terminado em julho, face ao período homólogo, motivando um aumento do défice da balança comercial para 527 milhões de euros.

JAP (SP/PD) // PGF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.