Dezanove desempregados de Penafiel vão criar os seus postos de trabalho

| Norte
Porto Canal / Agências

Penafiel, 10 jul (Lusa) - Dezanove pessoas em situação de desemprego, moradoras em Penafiel, vão criar o seu posto de trabalho, no âmbito de projetos empresariais desenvolvidos com o apoio da autarquia local, disse hoje à Lusa fonte municipal.

Segundo o vereador Antonino Sousa, todos os projetos selecionados no contexto da ação 'Impulso ao Empreendedorismo' cumpriram "um conjunto de exigências financeiras e económicas, reunindo todas as condições para poderem ser implementados".

"Essas pessoas, que tiveram a ideia e apresentaram o projeto, têm oportunidade de sair do desemprego e iniciar uma nova fase da sua vida, como poderão também, por via destes projetos empresariais, criar outros postos de trabalho", assinalou o autarca.

Preparação de refeições ao domicílio, produção de morangos em estufa, certificação energética, cultura de chás, apoio domiciliário a idosos, medicina veterinária, hotelaria, limpeza florestal, turismo rural, confeção artesanal de roupa e oficina móvel de reparação de viaturas são alguns dos negócios selecionados.

Ao longo dos últimos meses, cerca de duas dezenas de desempregados do concelho, com uma média de 36 anos de idade, separados em dois grupos, participaram em ações de formação, com o objetivo de preparar projetos de empreendedorismo.

O programa, que foi acompanhado e avaliado por especialistas contratados pela autarquia, incluiu o desenvolvimento das ideias e planos de negócio, formação em matérias de gestão empresarial e consolidação do plano de marketing.

Algumas ideias de negócio já estão a ser postas em prática e outras poderão avançar se garantirem microcrédito, processo que também está a ser apoiado por este programa.

Em setembro, vai iniciar-se mais uma ação de formação, idêntica às que terminaram agora, mas que terá como público-alvo específico as mulheres em situação de desemprego residentes em Penafiel.

"Dentro do problema grande que é o desemprego, ele é particularmente grave para os jovens e para as mulheres. Por isso, criámos dinâmicas específicas para essas circunstâncias", assinalou o autarca.

Esta ação está incluída no lote de 27 medidas do Plano Solidário que a autarquia tem desenvolvido nos últimos meses para atenuar o impacto da crise económica no concelho, sobretudo o desemprego.

Em matéria de empregabilidade, o vereador Antonino Sousa destacou também a ação "Impulso jovem", desenvolvida em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a qual vai permitir a 300 jovens a integração no mercado de trabalho.

"Aquilo que pretendemos com estes nossos contributos, com estas medidas de âmbito municipal, é minorar este terrível flagelo que é o desemprego, que tanto nos preocupa", acentuou ainda o autarca.

APM // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.