Bloco de Esquerda compara Portas a uma "bimby governante"

Bloco de Esquerda compara Portas a uma "bimby governante"
| Política
Porto Canal

O BE afirmou hoje que com as mudanças na orgânica do executivo "o papel do CDS será governar o PSD", comparando Paulo Portas "a uma espécie de ´bimby´ [robô de cozinha] governante, não havendo nada que não possa cozinhar".

"A crise política desta semana foi a cara do fracasso da austeridade e das políticas deste Governo, partido em cacos como um jarrão de porcelana, os cacos não têm restauro possível, a cola não aguentará", disse a vice-presidente da bancada bloquista, Cecília Honório.

A deputada do BE discursava na abertura de um debate potestativo no parlamento "pela renegociação da dívida pública e a denúncia do memorando".

Cecília Honório acusou Vítor Gaspar e Paulo Portas de com as suas demissões, apresentadas na semana passada, "lançarem as bombas" e quererem "fugir dos estilhaços".

"O primeiro conseguiu, deixou a herdeira. Paulo Portas parece ter sido apanhado na sua própria ratoeira. À primeira vista, o papel do CDS no Governo será governar o PSD, Paulo Portas sai como uma espécie de bimby governante, não havendo nada que não possa cozinhar, na economia, nos negócios estrangeiros, como vice-primeiro-ministro", continuou, no mesmo registo irónico.

A deputada do BE acusou Portas e o CDS-PP de terem "um irrevogável apego ao poder" e de protagonizarem "uma comédia" que é "uma tragédia para o país".

"Quantas intriguices palacianas chegarão para decidir quem manda nas Finanças? Paulo Portas ou Maria Luís? No QREN, Paulo Portas ou Poiares Maduro? Na diplomacia económica, Paulo Portas ou o futuro ministro dos Negócios Estrangeiros? A coligação está tão agarrada ao poder que sofre de autofagia", declarou.

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.