Paulo Macedo promete discutir aumento do horário de trabalho dos enfermeiros

Paulo Macedo promete discutir aumento do horário de trabalho dos enfermeiros
| Política
Porto Canal

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, assegurou hoje que a questão do aumento do horário de trabalho dos enfermeiros será discutida na reunião entre o seu Ministério e o sindicato daqueles profissionais na reunião de sexta-feira.

"Nós vamos continuar as conversações. Há uma reunião marcada para sexta-feira com o Ministério da Saúde e vamos discutir vários assuntos, esse do horário de trabalho é um deles", disse.

Os enfermeiros iniciaram terça-feira uma greve de dois dias em protesto contra a degradação das condições de trabalho, nomeadamente o aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais sem remuneração, os cortes no setor da saúde, que permitem que existam enfermeiros a ganhar 3,4 euros/hora, e a situação dos profissionais a Contrato Individual de Trabalho.

Paulo Macedo falava aos jornalistas à margem de uma conferência sobre estratégias de Saúde para Cascais, que vai apostar no turismo de saúde, de modo a que quem visita o concelho saiba que ali encontra os melhores serviços da área, revelou o presidente da câmara daquele município, Carlos Carreiras.

A aposta na saúde em Cascais, segundo o autarca, passa também pela instalação do Centro de Saúde de Carcavelos no antigo Hospital Ortopédico Dr. José de Almeida, o que vai implicar um investimento autárquico de dois milhões de euros.

Em janeiro do ano passado, a Câmara de Cascais comprou ao Estado o edifício do Hospital Ortopédico Dr. José de Almeida, por 3,55 milhões de euros, tornando-se proprietária de uma vasta área, com prédios urbanos e rústicos e também de uma parcela do terreno do antigo Forte da Junqueira.

Além do centro de saúde, naquele espaço irá também instalar-se o PIN - Clínica de Progresso Infantil, atualmente a funcionar provisoriamente junto ao clube de ténis.

A câmara tem também como objetivo incluir no edifício uma incubadora de empresas ligadas à saúde, dando seguimento a uma aposta do executivo de criar em Cascais um pólo de saúde com várias especialidades e profissionais reconhecidos.

+ notícias: Política

Primeiro-ministro em Cabo Verde na primeira visita fora da Europa

O primeiro-ministro inicia, este sábado, uma visita a Cabo Verde, a primeira fora da Europa, tendo prevista a assinatura de um memorando de entendimento com o seu homólogo cabo-verdiano para criar uma linha especial de microcrédito para empreendedores.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".