Governador BdP alerta que próximos 9 meses "são críticos" para economia

Governador BdP alerta que próximos 9 meses "são críticos" para economia
| Economia
Porto Canal

O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, alertou hoje que "os próximos nove meses na economia portuguesa são críticos para a fase que se segue" ao programa de resgate do país.

"Vai ser nestes nove meses que vamos ter a possibilidade de afirmar a credibilidade dos nossos compromissos e voltar à situação normal", explicou Carlos Costa, que hoje foi o orador na última conferência do Ciclo "A Europa e os Caminhos do Futuro", promovido pela Ordem dos Economistas.

Essa credibilidade "é possível", reforçou o governador do banco central, e decorre da capacidade do país "confirmar junto dos mercados que nos comprometemos com uma curva descendente da dívida pública", afirmou Carlos Costa.

Algumas trajetórias da despesa nominal divulgadas pelo banco central no seu portal atestam essa "possibilidade", reforçou o governador.

Essa credibilidade, disse ainda Carlos Costa, "tem que ficar imune à alternância" política nas próximas legislaturas e só num cenário destes o país conseguirá "a boa vontade das contrapartes".

"Saibamos nós jogar o jogo europeu com responsabilidade, saibamos nós jogar o binómio da responsabilidade-credibilidade, saibamos nós jogar o jogo com virtude", porque quando se joga com "virtude", acredita o governador do Banco de Portugal, "alguém porá sempre uma bênção".

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.