Comboio histórico regressa ao Douro no sábado com locomotiva a diesel

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila Real, 10 jul (Lusa) - As viagens no comboio histórico na linha do Douro Vinhateiro serão retomadas a partir de sábado, sendo a locomotiva a vapor substituída por uma máquina a diesel, anunciou hoje a Comboios de Portugal (CP).

Ao longo de 13 sábados, entre 13 de julho e 05 de outubro, o comboio histórico vai percorrer os 46 quilómetros que separam o Peso da Régua da Estação do Tua (concelho de Carrazeda de Ansiães), com paragem na vila do Pinhão, numa viagem que tem como paisagem predominante o rio Douro e as vinhas que são Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

O comboio é composto por cinco carruagens históricas de madeira datadas do início do século XX, que serão puxadas por uma máquina a diesel, de 1967, em vez da tradicional locomotiva a vapor para reduzir os custos.

O conselho de administração da CP explicou que a utilização da composição a diesel possibilitará obter "custos inferiores aos da tração a vapor", o que permitirá "manter o produto ativo e potenciar a sua continuidade futura de forma mais consistente e sustentada".

Por causa desta substituição, a empresa reduziu o preço dos bilhetes de 45 para 35 euros para adultos e as crianças até aos 12 anos pagam 15 euros.

Este ano, a CP disponibiliza "bilhetes especiais" que combinam o passeio turístico no comboio histórico e as viagens de ida e volta a partir de vários pontos do país até à Régua nos serviços Alfa Pendular (em classe turística), Intercidades (em 2.ª classe) ou InterRegional e Regional.

Os preços vão desde os 40 euros para quem se desloca a partir de estações a norte de Coimbra, até aos 70 euros para quem viage desde Faro. Em todos os percursos, as crianças até aos 12 anos pagam meio bilhete.

"No caso de grupos numerosos existe ainda a possibilidade de realização de comboios especiais, mediante condições a acordar", referiu a empresa.

Durante o percurso, um grupo de música e cantares regionais animará os passageiros, que podem provar bolas de carne típicas da região e vinho do Douro.

Para a viagem inaugural, a 13 de julho, a CP convidou 100 utentes de várias instituições de apoio social à terceira idade do Douro para que possam reviver o transporte ferroviário de antigamente.

Em 2008, viajaram no comboio histórico do Douro 2.441 passageiros, número que subiu para os 3.222 em 2009 e foi decrescendo progressivamente até 2012, ano que em subiram a bordo apenas 1.968 passageiros.

SYF (PLI) // SSS

Lusa/Fim.

+ notícias: Norte

Prepare o guarda-chuva. Depois de dias de “verão” a Norte, chuva regressa nos próximos dias

Depois de duas semanas com temperaturas a relembrar o verão, a chuva está de regresso ao Norte do país nos próximos dias, prolongando-se até ao final da próxima semana, entre 26 de abril a 3 de maio.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).