Psiquiatra defende estruturas de proteção nas pontes para evitar suicídios

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 04 set (Lusa) -- O psiquiatra Ricardo Gusmão defende a colocação de guardas de proteção nas pontes em Portugal como forma de evitar suicídios, na mesma linha do que é recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No dia em que a OMS divulga o seu relatório sobre suicídio no mundo, Ricardo Gusmão sugere a colocação de guardas nas estruturas onde ocorram mais suicídios ou acidentes no país, como pontes.

Propõe que o Instituto de Medicina Legal indique quais os locais onde ocorrem mais mortes não casuais por suicídio, ou mesmo acidentais, para que depois sejam colocadas as guardas de proteção.

O psiquiatra recordou a intervenção realizada no Viaduto Duarte Pacheco, em Lisboa, onde foram colocadas redes de proteção, na sequência de um caso de suicídio de uns jovens na década de 1990.

Além das estruturas já existentes, Ricardo Gusmão defende que seja obrigatório que as grades ou redes de proteção constem dos cadernos de encargos dos projetos para construção de futuras pontes ou similares.

No relatório hoje divulgado, a OMS lembra que a projeção de edifícios é uma das formas mais usadas para o suicídio, frisando que "a restrição de acesso aos meios de suicídio é efetiva na sua prevenção".

Em relação a pontes ou edifícios, é indicado que a intervenção estrutural para restringir o acesso é também uma forma efetiva de prevenção.

ARP // SO

Lusa/fim

+ notícias: País

Devolução das propinas requerida por mais de 110 mil jovens

Mais de 100 mil jovens pediram a devolução do valor das propinas, a dois meses do final do prazo, que termina em 31 de maio, e numa altura em que alguns emigrantes enfrentam dificuldades para submeter o pedido.

McDonald's abre centenas de vagas na região Norte

A cadeia de restaurantes de fast food McDonald's está atualmente em processo de recrutamento de dois mil novos funcionários em todo o país, sendo que várias centenas das vagas são na região Norte.

Imagens captam tornado na margem de Lisboa

Ao início da tarde desta quinta-feira foi registado um tornado no Estuário do Tejo, em Lisboa. Esta não é a primeira vez que o fenómeno assola a região sul do país.