Fogo que lavra no distrito de Bragança obriga a reforço de meios

| Norte
Porto Canal

O dispositivo de combate ao incêndio que atinge os concelhos transmontanos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo foi reforçado com mais bombeiros e veículos operacionais.

Às 10:00, chegou ao teatro de operações uma coluna de meios provenientes do Porto, Viseu, Santarém e Coimbra.

Em declarações à agência Lusa, o vice-presidente da Câmara de Mogadouro, João Henriques, disse que o sentimento das populações é de "preocupação" e receio, por causa de eventuais reacendimentos.

"No momento, e apesar dessa preocupação, há mais tranquilidade comparativamente com o período da noite, que foi de grande sobressalto e as dimensões do incêndio nada têm a ver com as que foram atingidas durante a noite e madrugada ", frisou o autarca.

O fogo já destruiu vários quilómetros de linhas de comunicações, uma caravana, uma viatura ligeira de passageiros e diversos imóveis agrícolas e habitacionais, campos, searas, olivais e amendoeiras, palheiros, anexos de habitações e centenas de hectares de mato.

Na aldeia de Bruçó, no concelho de Mogadouro, a população local, com recurso a tratores agrícolas, conseguiu criar "uma zona tampão", que evitou que o incêndio se aproximasse das habitações.

No entanto, a aldeia das Quintas das Quebradas é aquela que apresenta um cenário mais "desolador" e com prejuízos visíveis.

As chamas consomem mato nas localidades de Castelo Bruçó, Estevais e Bruçó (Mogadouro), Lagoaça (Freixo de Espada à Cinta), Souto da Velha (Torre de Moncorvo) e Picões/Ferradosa (Alfândega da Fé).

O incêndio, que deflagrou na terça-feira, às 13:47, na localidade de Picões/Ferradosa, concelho de Alfândega da Fé, distrito de Bragança, estendeu-se depois à aldeia das Quebradas, concelho de Mogadouro, por volta das 19:00.

O fogo que já chegou a ter seis frentes e atravessou os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta, distrito de Bragança.

Segundo o sítio da Autoridade Nacional de Proteção Civil estão envolvidos no combate ao incêndio 627 operacionais, apoiados por 152 veículos e sete meios aéreos. Às 10:00, o incêndio mantinha três frentes ativas.

+ notícias: Norte

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã. 

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Paços de Ferreira investe 750 mil euros na requalificação da antiga EN207

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai requalificar a antiga Estrada Nacional 207 (EN 207), no âmbito de uma empreitada estimada em cerca de 750 mil euros, segundo a autarquia local.