Senhas das refeições escolares em Vila do Conde passam para a era digital

| Norte
Porto Canal / Agências

Vila do Conde, 04 set (Lusa) -- A Câmara de Vila do Conde preparou, para este ano letivo, um novo sistema de marcação eletrónica de refeições nos jardins de infância e nas escolas do 1º ciclo, que funciona através da internet.

A plataforma digital de marcação/desmarcação de refeições escolares surge para substituir as tradicionais senhas em papel e, segundo a autarquia, estará totalmente operacional no próximo dia 15, quando as aulas iniciarem.

"Optamos por um novo sistema que substituísse as senhas tradicionais de refeição, que tinham diversos inconvenientes, e vimos que a solução informática permitia melhorar em muitos aspetos", contou à agência Lusa a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Lurdes Alves.

"Conseguimos disponibilizar, através do 'site' municipal, uma plataforma informática que vai permitir gerir aqueles serviços, em qualquer dia e hora", completou a autarca.

Sobre o funcionamento do sistema, Lurdes Alves explicou que será semelhante a um carregamento multibanco. "A pessoa carrega o valor que entender e a marcação pode ser para o dia, para a semana, para o mês".

Em alternativa, os encarregados de educação poderão deslocar-se a um quiosque multimédia no edifício da Câmara. "É uma outra forma para quem tiver dificuldades em usar a rede multibanco", disse.

A vereadora revelou que a iniciativa conta com o apoio de todas as juntas de freguesia do concelho com postos de apoio de acesso à internet, que terão alguém a ajudar a fazer as operações.

Com o número de utilizador e uma palavra passe, os encarregados de educação poderão aceder ao 'site' da Câmara, carregar no link' aquisição de refeições escolar e efetuar a marcação/desmarcação para o dia seguinte, para a semana ou para o mês.

Esta nova ferramenta, que arranca a 15 de setembro, tem sido, segundo Lurdes Alves, bem recebida pela comunidade: "Temos reunido com todos os pais e as pessoas têm gostado, acham que é um sistema acessível".

A autarca deu como exemplo o "cartão de aluno". "É um sistema semelhante, mas simplificado ao ponto de não haver cartão", explicando: "as crianças são muito pequenas e não poderíamos encarregá-los de diariamente se fazerem acompanhar de um cartão".

O sistema inclui ainda a opção de requisitar o prolongamento de horários.

À Agência Lusa, Lurdes Alves explicou que, "mesmo nas freguesias mais distantes da sede de concelho, as pessoas viram que era uma mais-valia, que é mais fácil do que ter um determinado dia e hora para adquirir as senhas".

"Outros municípios, quando descobrirem, vão optar por uma solução do género", alvitrou.

JPYG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.