Info

Senhas das refeições escolares em Vila do Conde passam para a era digital

| Norte
Fonte: Agência Lusa

Vila do Conde, 04 set (Lusa) -- A Câmara de Vila do Conde preparou, para este ano letivo, um novo sistema de marcação eletrónica de refeições nos jardins de infância e nas escolas do 1º ciclo, que funciona através da internet.

A plataforma digital de marcação/desmarcação de refeições escolares surge para substituir as tradicionais senhas em papel e, segundo a autarquia, estará totalmente operacional no próximo dia 15, quando as aulas iniciarem.

"Optamos por um novo sistema que substituísse as senhas tradicionais de refeição, que tinham diversos inconvenientes, e vimos que a solução informática permitia melhorar em muitos aspetos", contou à agência Lusa a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Lurdes Alves.

"Conseguimos disponibilizar, através do 'site' municipal, uma plataforma informática que vai permitir gerir aqueles serviços, em qualquer dia e hora", completou a autarca.

Sobre o funcionamento do sistema, Lurdes Alves explicou que será semelhante a um carregamento multibanco. "A pessoa carrega o valor que entender e a marcação pode ser para o dia, para a semana, para o mês".

Em alternativa, os encarregados de educação poderão deslocar-se a um quiosque multimédia no edifício da Câmara. "É uma outra forma para quem tiver dificuldades em usar a rede multibanco", disse.

A vereadora revelou que a iniciativa conta com o apoio de todas as juntas de freguesia do concelho com postos de apoio de acesso à internet, que terão alguém a ajudar a fazer as operações.

Com o número de utilizador e uma palavra passe, os encarregados de educação poderão aceder ao 'site' da Câmara, carregar no link' aquisição de refeições escolar e efetuar a marcação/desmarcação para o dia seguinte, para a semana ou para o mês.

Esta nova ferramenta, que arranca a 15 de setembro, tem sido, segundo Lurdes Alves, bem recebida pela comunidade: "Temos reunido com todos os pais e as pessoas têm gostado, acham que é um sistema acessível".

A autarca deu como exemplo o "cartão de aluno". "É um sistema semelhante, mas simplificado ao ponto de não haver cartão", explicando: "as crianças são muito pequenas e não poderíamos encarregá-los de diariamente se fazerem acompanhar de um cartão".

O sistema inclui ainda a opção de requisitar o prolongamento de horários.

À Agência Lusa, Lurdes Alves explicou que, "mesmo nas freguesias mais distantes da sede de concelho, as pessoas viram que era uma mais-valia, que é mais fácil do que ter um determinado dia e hora para adquirir as senhas".

"Outros municípios, quando descobrirem, vão optar por uma solução do género", alvitrou.

JPYG // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Jovem de 18 anos morre afogada no Gerês

Uma jovem de 18 anos morreu afogada, esta terça-feira, na cascata das Sete Lagoas, em Cabril, no Gerês, apurou o Porto Canal com o comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto.

Atualizado 23-07-2019 17:50

Número de moradores do prédio Coutinho desce de nove para sete

A VianaPolis informou esta terça-feira à Lusa ter chegado a acordo com um casal que detinha um apartamento no prédio Coutinho, em Viana do Castelo, onde, segundo aquela sociedade, ainda permanecem sete pessoas em cinco frações.

Limitação de auxílio na aterragem no aeroporto do Porto obriga ao desvio de 10 voos 

10 voos tiveram que ser desviados do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, na passada sexta-feira, tudo porque o aeroporto tem apenas um aparelho de auxílio à aterragem em caso de nevoeiro. Os aeroportos de Lisboa e de Faro têm dois aparelhos, isto apesar de serem cidades com muito menos dias de novoeiro do que a cidade 'invicta'. 

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.