Sindicato aponta para uma adesão de 100% na greve dos guardas prisionais

Sindicato aponta para uma adesão de 100% na greve dos guardas prisionais
| País
Porto Canal

A adesão à greve dos guardas prisionais, que começou hoje e vai prolongar-se por 12 dias, ronda os 100%, disse à agência Lusa o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional, Jorge Alves.

Os guardas prisionais iniciaram hoje um novo período de greve de 12 dias devido ao impasse nas negociações com o Governo sobre o estatuto profissional, protesto que vai afetar, sobretudo, as visitas dos reclusos e o transporte para os tribunais.

"Apesar de ainda estarmos a recolher dados por todo o país, posso dizer que a adesão à greve ronda os 100%", adiantou Jorge Alves, declarando que "estão só funcionar os serviços mínimos".

De acordo com o sindicalista, a greve vai afetar bastante as visitas aos presos.

"Os reclusos não vão ter, infelizmente, visitas nos próximos 12 dias, por força de redução do efetivo. Não há também saídas para o exterior, a não ser que sejam saídas declaradas como urgência pelo médico e terão de ser transportados de ambulância e, quanto às idas ao tribunal, são efetuadas todas as diligências quando estiver em causa a liberdade do preso", explicou.

O presidente do Sindicato que convocou a greve disse também à Lusa que os guardas prisionais estão concentrados desde as 09:00 de hoje junto aos estabelecimentos prisionais do Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.

Jorge Alves adiantou ainda que, até ao momento, o sindicato ainda não foi contactado pelo Ministério da Justiça.

A paralisação de 12 dias ocorre depois de dois períodos anteriores de greve, que registaram adesões acima dos 90 por cento, e de uma vigília, na semana passada, em frente ao Ministério da Justiça.

Em causa estão as negociações com o Governo sobre o estatuto profissional dos guardas prisionais, cuja conclusão tem vindo a ser adiada.

Segundo o sindicato, o estatuto profissional já devia estar concluído em março, mas o Ministério das Finanças quer agora iniciar um novo processo de negociações e ignorar as conversações mantidas com o Ministério da Justiça (tutela) há mais de um ano.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.