Projeto (A)riscar o Património vai juntar 'sketchers' no mesmo dia em nove cidades

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 03 set (Lusa) -- A iniciativa (A)riscar o Património quer juntar no dia 27 de setembro 'sketchers' (desenhadores), ilustradores, outros artistas ou simples amantes do desenho em nove cidades e os trabalhos realizados devem integrar uma exposição e mais tarde um livro.

Numa organização da Direcção-Geral do Património Cultural, com apoio dos Urban Sketchers Portugal, o evento decorre em Viana do Castelo, Porto, Coimbra, Tomar, Torres Vedras, Lisboa, Castelo Branco, Évora e Ponta Delgada.

O mote para a iniciativa é "associar a representação do património com o desenho" enquanto " registo do olhar, memória fugaz de um tempo e de um sítio", segundo a organização, que garante que o convite se estende a todas as pessoas.

Para a iniciativa não é necessário inscrição, sendo, porém, obrigatório material de desenho, "olhar afinado e vontade de desenhar".

"As únicas limitações prendem-se com o tema -- património - e os locais onde o evento irá decorrer e com a importância da representação in situ [no local]", lê-se na informação divulgada.

O percurso em Lisboa, por exemplo, inicia-se no Museu do Carmo e segue pelo Largo Trindade Coelho, Igreja de S. Roque, Elevador da Glória e, eventualmente, até ao Largo de S. Domingos, sob a orientação de Eduardo Salavisa.

Os participantes podem enviar os seus desenhos, em suporte digital, até 11 de outubro e esses trabalhos devem integrar uma exposição itinerante e uma publicação.

O blogue da iniciativa (ariscaropatrimonio.wordpress.com) vai publicar as participações e tem também o objetivo de "dar continuidade ao projeto, criando raízes para futuras edições".

O (A)riscar o Património está integrado nas Jornadas Europeias do Património, que decorrem entre 26 e 28 de setembro, em todo o país.

Os Urban Sketchers Portugal são a representação nacional de uma organização criada nos Estados Unidos, em 2007, por autores que desenham em diários gráficos as cidades onde vivem e os sítios por onde viajam.

No seu manifesto, explicam que os desenhos passam pelo registo direto do que se observa e contam a história do que rodeia o autor.

"Os desenhos são um registo do tempo e do lugar" e "os 'sketchers' são fiéis às cenas que presenciam" são outros dos 'mandamentos' desta organização, que valoriza cada estilo individual de autores que desenham em grupo e partilham os desenhos 'online'.

"Esta é uma forma de mostrar o mundo, um desenho de cada vez", acrescenta o manifesto.

PL // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".