Vilar de Perdizes volta a ser o palco para o oculto e a medicina popular

| Norte
Porto Canal / Agências

Montalegre, 03 set (Lusa) -- Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre, volta a ser o palco para o encontro entre a medicina popular e o oculto, juntando entre quinta-feira e domingo curandeiros, bruxos, videntes aos vendedores de chás e investigadores.

O Congresso de Medicina Popular, lançado em 1983 pelo padre António Fontes, foi pioneiro no país, mas nos últimos anos foram várias as feiras do oculto que se começaram a realizar um pouco por todo o país.

Talvez por isso, o mentor do projeto teme uma quebra no número de visitantes nesta edição que vai, no entanto, contar com a participação de cerca de 40 expositores e que terá um espaço para os produtores locais venderem os seus produtos, desde os chás, as ervas às frutas da época.

António Fontes disse à agência Lusa que em Vilar de Perdizes se encontra "o repositório imaterial desta atividade de pesquisa, do ressuscitar das tradições, de ensiná-las à juventude e pô-las ao serviço da sociedade, na medida em que a natureza é sempre um fundo para descobrir e combater as novas doenças que nos vão atingindo".

O sacerdote católico referiu que são muitas as pessoas que cada vez mais recorrem à medicina alternativa, o que acontece também à medida que vão encerrando serviços, como centros, extensões de saúde ou hospitais.

"Estamos a ficar cada vez pior no campo da assistência da medicina convencional e teremos que regressar mais à medicina natural", frisou.

Em Vilar de Perdizes, as portas estão abertas para todos: desde curandeiros, bruxos, videntes e cartomantes e ainda há quem ofereça massagens, fotografias da aura e ervas para os males do corpo e da alma.

Além disso, um misto de investigadores e especialistas de medicinas alternativas vão debater temas como o Vaticano e exorcismo, terapia da água, religião ou das plantas, a medicina chinesa no desporto, os segredos da medicina popular, a acupuntura, ilusionismo ou a naturopatia.

"Temos as portas abertas a toda a mentira e a toda a verdade", sublinhou o sacerdote.

O congresso, que conta 28 edições em 31 anos, resiste, na opinião do pároco, precisamente devido à curiosidade e fascínio dos portugueses pelos temas do oculto e do místico condenáveis pela igreja, ciência e poder.

A edição deste ano faz uma forte aposta nos eventos culturais, como a rota do contrabando ou a rota história da aldeia, bem como o free trail running, que vai subir à serra do Larouco e para a qual já estão inscritos cerca de 500 participantes.

Nos últimos anos, António Fontes tem vindo a preparar a passagem de testemunho, pelo que, a edição deste ano está também a ser organizada com a ajuda da Associação de Defesa do Património, com um apoio reforçado da Câmara de montalegre e de municípios galegos vizinhos.

Uma vez mais, durante o fim de semana, António Fontes assume o papel de "Dom Bruxo" para protagonizar a queimada, uma bebida que esconjura os males do corpo e da alma, numa iniciativa animada pela companhia de teatro Filandorra.

PLI (SYF) // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.