Proteção Civil alerta para "agravamento do perigo de incêndio florestal" até quarta-feira

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 02 set (Lusa) -- A Proteção Civil alertou hoje para "o agravamento do perigo de incêndio florestal" e determinou "o prolongamento do nível de prontidão" dos meios de combate em quatro distritos do interior, até às 20:00 de quarta-feira.

Em comunicado, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para "índices de risco de incêndio com níveis muito elevados a extremos, nas regiões do norte e do centro", persistindo esta situação, na quarta-feira, nas regiões do interior centro, devido à continuação do tempo quente.

Face às previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a ANPC determinou o prolongamento do nível de prontidão do Sistema Integrado de Operações de Socorro (SIOPS), no quadro do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais (DECIF), para os distritos de Bragança, Castelo Branco, Guarda, Vila Real e Viseu, entre as 20:00 de hoje as 20:00 de quarta-feira.

O IPMA prevê para a madrugada de quarta-feira, nas regiões do interior norte e centro, uma temperatura mínima com valores elevados, entre os 20 e os 24 graus.

Para quarta-feira, o IPMA indica que as temperaturas podem chegar aos 32 graus nas regiões do interior e do sotavento algarvio.

Nesse sentido, a ANPC recomenda a adoção dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução.

Segundo a ANPC, é proibido realizar queimadas ou outras fogueiras ou lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de foguetes, assim como fumar em espaços florestais.

CMP // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).