Cultura industrial de S. João da Madeira marca comemorações de 30 anos da cidade

| Norte
Porto Canal / Agências

S. João da Madeira, 02 set (Lusa) - Os 30 anos da cidade de S. João da Madeira serão assinalados com um ciclo de conferências, comissariado pelo diretor do site P3 do jornal Público, que celebra a cultura industrial do município e analisa o seu futuro.

Design, Património, Ciência, Desporto e Qualidade de Vida serão os temas a abordar nos seis encontros previstos até meados de novembro, o primeiro dos quais decorre já esta sexta-feira nas instalações da empresa Cartonagem Trindade, sob a moderação do economista Cantiga Esteves.

"Este ciclo comemorativo do 30.º aniversário da nossa elevação a Cidade visa refletir sobre quem somos e abrir janelas sobre o futuro", declarou hoje à Lusa o presidente da autarquia, Ricardo Oliveira Figueiredo.

"Cada família de S. João da Madeira tem uma cultura empreendedora e industrial que lhe é intrínseca e isso expressa-se no tecido empresarial sólido e competitivo em que está alicerçada a nossa atualidade de inovação e criatividade", acrescenta.

Para o diretor do P3, Amílcar Correia, o que se pretende é que "a cidade fale sobre si mesma, seja com o olhar de quem a vive por dentro, seja com o contributo de quem nela nasceu ou viveu e agora a perceciona de fora" - como é o seu caso.

O jornalista realça, aliás, que essa discussão é "particularmente importante num contexto em que se pede à indústria que seja mais criativa do que nunca".

"O crescimento e a afirmação de S. João da Madeira são indissociáveis da sua industrialização e não há, porventura, outra cidade no país que possa reivindicar para si esse estatuto de cidade industrial", defende.

"Tanto hoje como no passado, a inovação industrial tem sido uma marca genética e uma manifestação de tenacidade, como o demonstram as várias marcas e produtos que aqui surgiram e continuam a surgir", justifica.

Essa diversidade também deverá ficar demonstrada num conjunto de exposições, concertos e uma retrospetiva de cinema que, em paralelo às conferências, se propõe ajudar a traçar o retrato atual da cidade.

"Vamos abordar diversas facetas das últimas três décadas da história sanjoanense e mostrar que estamos a construir um futuro brilhante com os nossos talentos", sintetiza Ricardo Oliveira Figueiredo.

O ciclo de conferências "Industrial - Uma Cidade em 30 Anos" arranca esta sexta-feira às 21:30, reunindo empresários de S. João da Madeira em torno do debate "Como é que a indústria resiste à crise?".

A 23 de setembro discute-se na Oliva Creative Factory o papel do 'design' na estratégia das empresas e a 03 de outubro avaliam-se nos Paços da Cultura os segredos do sucesso desportivo.

As conferências seguintes estão marcadas para 17 e 31 no Museu da Chapelaria e na Escola Secundária João da Silva Correia, abordando respetivamente estas duas questões: "De que precisam as marcas para sobreviver?" e "O que é que a ciência pode fazer pelas cidades?".

O Salão Nobre da Câmara Municipal recebe, por sua vez, o último encontro da iniciativa, a 11 de novembro, quando o arquiteto paisagista Sidónio Pardal e o especialista em planeamento Valente de Oliveira examinam se existe qualidade de vida nas cidades portuguesas.

O programa dedicado aos 30 anos da Cidade de S. João da Madeira integra ainda uma exposição sobre as marcas locais Oliva, Viarco e Sanjo, uma mostra sobre a carreira do pintor José Emídio, aí radicado, um concerto por Sensible Soccers e Prana, ambos com elementos da cidade, e uma retrospetiva da obra do realizador André Gil Mata, natural do concelho.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).