Programa "Há Festa na Aldeia" alargado a povoados classificados do Vale do Sousa

| Norte
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 01 set (Lusa) - A Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Terras de Santa Maria (Adritem), que este ano promoveu a segunda edição do programa "Há Festa na Aldeia", vai alargar esse projeto de desenvolvimento territorial aos povoados classificados do Vale do Sousa.

Em causa está a iniciativa que ao longo de vários fins de semana dinamizou concertos, exposições, teatro, 'workshops', gastronomia regional e produtos locais nas seis povoações classificadas como "Aldeias de Portugal" nas Terras de Santa Maria - nomeadamente Vilarinho de S. Roque (em Albergaria-a-Velha), Couce (Valongo), Areja (Gondomar), Porto Carvoeiro (Feira) e Ul (Oliveira de Azeméis).

Após duas edições que, segundo ao comunicado da organização do evento, suscitaram "grande interesse juntos dos mais variados setores", a Adritem anunciou hoje que vai celebrar um protocolo de cooperação destinado a alargar a iniciativa às aldeias classificadas abrangidas pela Associação de Desenvolvimento rural das Terras do Sousa (Ader-Sousa).

"O acordo visa a adesão de aldeias do Vale do Sousa ao projeto 'Há Festa na Aldeia'", refere o presidente da Adritem, Emídio Sousa, citado no documento. "A cooperação com a Ader-Sousa permitirá o alargamento desta metodologia de sucesso a Aldeias de Portugal localizadas nessa região", acrescenta Emídio Sousa, que também preside à Câmara da Feira.

O anunciado acordo de parceria será assinado no próximo dia 14 de setembro em Ul, durante o encerramento da edição de 2014 do "Há Festa na Aldeia".

O objetivo será replicar noutras localidades um projeto que pretende atrair novos públicos aos povoados classificados, para estimular a economia local e a própria autoestima da comunidade.

Envolvendo residentes e visitantes no usufruto dos usos e costumes da aldeia, as suas tradições e gastronomia, o projeto cria um renovado foco de interesse nesses espaços rurais, ajudando a divulgar as suas características próprias.

AYC // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Câmara de Gondomar aprova contas de 2023 com saldo positivo

A Câmara de Gondomar aprovou esta sexta-feira, com os votos contra da oposição, o relatório e contas de 2023, que apresenta um saldo positivo de 610 mil euros, situação que o presidente atribuiu aos conflitos na Ucrânia e em Gaza.

Terminaram buscas por jovem desaparecido em Gaia

As buscas permanentes pelo jovem de 16 anos desaparecido há uma semana no mar em Vila Nova de Gaia terminaram esta sexta-feira, sem sucesso, ao pôr-do-sol, revelou à Lusa o comandante da Capitania do Douro, Rui Lampreia.

Idoso carbonizado encontrado em Santa Maria da Feira

Um idoso foi encontrado morto já carbonizado em São João de Ver, no concelho de Santa Maria da Feira, avança o Correio da Manhã, citando fonte da GNR.