Bombeiros de Felgueiras compram equipamento para destruir a vespa asiática

| Norte
Porto Canal / Agências

Felgueiras, 01 set (Lusa) - Os bombeiros de Felgueiras anunciaram hoje a aquisição de equipamento específico para a destruição dos ninhos de vespa asiática que têm sido detetados no concelho.

Júlio Pereira, comandante da corporação e coordenador da proteção civil municipal, explicou que foram adquiridos dois fatos de apicultores, um pulverizador para aplicação de inseticidas e um incinerador a gás.

"Assim estamos equipados para procedermos à eliminação dos ninhos com todas as condições de eficácia e segurança", frisou o comandante.

Júlio Pereira acrescentou que os novos equipamentos já foram usados na destruição de dois ninhos, um trabalho realizado com o apoio do veterinário da Cooperativa Agrícola de Felgueiras.

"Isto é novo para nós, mas estamos a seguir os procedimentos recomendados", acrescentou.

Para esta segunda-feira, está anunciada a destruição de um terceiro ninho, na localidade de Sendim.

No concelho têm sido sinalizados vários ninhos daquele inseto, incluindo alguns nas áreas urbanas das cidades de Felgueiras e da Lixa. Alguns foram destruídos pelos proprietários dos terrenos, seguindo algumas indicações da proteção civil.

Há relatos, no concelho, de colmeias destruídas pelas vespas asiáticas.

Júlio Pereira disse à Lusa que a preocupação maior nesta fase é acorrer às preocupações dos apicultores e destruir rapidamente os ninhos para evitar que as vespas se reproduzam.

O comandante recorda que as vespas atacam as colmeias, matando as abelhas, para poderem comer o mel. Além dos prejuízos que estão a provocar na apicultura, as abelhas também são importantes para a polinização, fator decisivo na produção de frutos, atividade à qual se dedicam centenas de agricultores no concelho de Felgueiras.

APM // JGJ

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.