Paulo Portas diz que não há nenhum mal-estar com Câmara do Porto

| Política
Porto Canal

O vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, afirmou que a sua reunião de hoje com o presidente da Câmara do Porto teve um "caráter positivo", não existindo qualquer mal-estar.

"Eu estou aqui enquanto vice-primeiro-ministro. Tendo esta reunião o caráter tão positivo que teve, não me parece que haja nenhum mal-estar", afirmou Paulo Portas aos jornalistas, depois de questionado se tinha falado com o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, sobre o "incidente" com o vereador Manuel Sampaio Pimentel, militante do CDS-PP.

Paulo Portas, que se reuniu esta manhã, durante cerca de uma hora com Rui Moreira nos Paços do Concelho, escusou-se a fazer mais comentários sobre este assunto.

No início da semana passada, depois de várias notícias que indicavam a eventual retirada de pelouros a Sampaio Pimentel, responsável pela Fiscalização e Proteção Civil na Câmara do Porto, a concelhia do CDS/Porto garantiu que o vereador Sampaio Pimentel mantinha os seus pelouros na autarquia.

No dia seguinte, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, afirmou que sanou com o vereador militante do CDS-PP "incidentes" como o que sucedeu, sendo exclusivamente sua a decisão de o manter em funções no executivo autárquico.

Rui Moreira admitiu que "incidentes -- felizmente pouco pontuais -- como que o sucedeu sejam próprios de um executivo que agrega diferentes sensibilidades e que valoriza a liberdade de opinião e a diversidade de pontos de vista", contudo, referiu que "ficou claro que essa diversidade e a liberdade de expressão não podem nunca pôr em causa o superior interesse dos portuenses e a coesão do projeto que todo o executivo partilha".

Moreira acrescentou que, depois de o assunto estar resolvido com o vereador, decidiu comunicar a sua decisão à concelhia do CDS-PP, "órgão daquele partido que decidiu apoiar a candidatura independente 'Rui Moreira: Porto, o Nosso Partido'".

"Esse sinal de respeito não deverá, contudo, ter qualquer outra leitura política que não a de que o presidente da Câmara do Porto respeita as forças políticas e é grato, em especial, aos que, ao seu lado, lutaram por um projeto para o Porto nas últimas eleições autárquicas", sublinhou Moreira.

O independente recordou que "o CDS-PP não concorreu às eleições autárquicas no Porto" em setembro do ano passado e, como tal, não possui qualquer vereador no seu executivo.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.