Tondela propõe certame industrial de cinco dias com 170 expositores

| País
Porto Canal / Agências

Tondela, 01 set (Lusa) - Gastronomia, artesanato, empresas, instituições e associações de Tondela vão estar distribuídas pelos 169 stands da FICTON, uma feira industrial e comercial que visa promover as potencialidades do concelho ao longo de cinco dias, revelou hoje a autarquia.

"A FICTON representa a vitalidade, capacidade empreendedora e força liderante da região. Um investimento desta natureza também projetará o concelho de Tondela no contexto regional e nacional, promovendo esta região nas suas múltiplas facetas e ofertas turísticas, gastronómicas, patrimoniais e ambientais, reforçando a liderança regional", alegou o presidente da Câmara, José António Jesus.

Durante a conferência de imprensa de apresentação da XXII Feira Industrial e Comercial de Tondela, que decorre de 12 a 16 de setembro, o presidente da Câmara sublinhou que foi tida em conta "uma enorme preocupação" para garantir que o certame corresponda "a uma verdadeira mostra das potencialidades do concelho", promovendo os produtos locais e matrizes mais próprias.

No Pavilhão Desportivo Municipal estarão montados 81 stands, com 56 expositores: oito instituições, 24 empresas de serviços e 24 empresas industriais.

"Este ano, houve uma procura que excedeu os lugares disponíveis. Há algumas semanas que está completamente esgotada a possibilidade de se acolherem outras empresas", acrescentou.

De acordo com o presidente da Câmara de Tondela, no espaço envolvente ao Pavilhão serão colocados mais 88 stands, destinados ao artesanato, doçaria e freguesias do concelho.

"Teremos também nove tasquinhas, este ano com cerca de 600 lugares, e nove bares a funcionar em complemento. Contamos também com o espaço ornitológico, uma exposição com cerca de 1.500 aves das mais variadas espécies", informou.

O certame conta ainda com animação musical, para diferentes públicos e gerações, destacando-se alguns nomes da região e Ana Moura, Herman José & Quarteto, Ala dos Namorados e Roberto Leal, no panorama nacional.

"Hoje, o custo da oferta cultural representa menos de um terço do orçamento da FICTON. Uma das rubricas que assume um custo considerável tem a ver com os custos de estrutura, pavilhões exteriores e stands", apontou o autarca, que está convencido de que o somatório de despesas será superior a 150 mil euros, não ultrapassando, no entanto, os 170 mil euros.

A FICTON, que abre portas a 12 de setembro com a Festa do Frango, terá também "um momento de reconhecimento pelos que tombaram há um ano no grande incêndio que fustigou a Serra do Caramulo".

"Também promoveremos o reconhecimento de quem liderou o concelho ao longo de 13 anos nas funções de presidente de câmara. O valor e altruísmo por um lado e a liderança encorajadora por outro marcarão a sessão solene do feriado municipal [16 de setembro]", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).