FC Porto vence Moreirense e iguala Guimarães na liderança da I Liga

| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto venceu hoje o Moreirense, por 3-0, em jogo da terceira jornada da I Liga portuguesa de futebol, e igualou o Vitória de Guimarães no topo da tabela.

No Estádio do Dragão, no Porto, o espanhol Óliver Torres inaugurou o marcador, aos 70 minutos, com o colombiano Jackson Martínez a bisar, aos 82 e 87, tendo o seu compatriota Quintero desperdiçado uma grande penalidade (86).

O FC Porto somou o terceiro triunfo em outros tantos encontros e igualou, com nove pontos, o Vitória de Guimarães na liderança, enquanto o Moreirense sofreu a primeira derrota no regresso ao primeiro escalão, ocupando o 10.º posto, com quatro pontos. (Corrige no primeiro parágrafo o resultado o encontro, que foi 3-0 e não 2-0).

Paciência e intensidade do FC Porto quebraram resistência do Moreirense

Duas jornadas e 70 minutos foi quanto resistiu a "muralha" do Moreirense na I Liga de futebol, apenas "desfeita" hoje, com três golos sem resposta de um FC Porto que fez da paciência uma ferramenta muito eficaz.

Os números, para os quais o colombiano Jackson Martinez contribuiu com um "bis" (o outro tento foi do espanhol Óliver Torres), refletiram o domínio portista na partida da terceira jornada do campeonato, tendo até em conta que o guarda-redes Fabiano não foi chamado a qualquer intervenção.

Mas a organização defensiva da equipa de Moreira de Cónegos, à qual associou algum antijogo até ao primeiro golo, chegou a enervar os adeptos portistas, ao contrário da equipa, que se manteve coesa e concentrada até acabar com a resistência minhota.

Por comparação com o "onze" anterior, que na quarta-feira conquistou o acesso à Liga dos Campeões, além da entrada de Quaresma (sem o estatuto de capitão), Lopetegui apostou nas entradas de José Angél, na vez do lesionado Alex Sandro, e Adrián López, fazendo descansar Herrera e Bruno Neves.

Por sua vez, Miguel Leal apresentou os mesmos titulares que, na segunda jornada, empataram em casa (0-0) com o Sporting de Braga, mas Edivaldo lesionou-se antes de cumprido o primeiro minuto de jogo.

O FC Porto sentiu muitas dificuldades em criar oportunidades de golo no primeiro tempo, destacando-se uma boa iniciativa da Ádrian López, que irrompeu a "muralha" minhota em dribles, e um bom remate de Danilo, que passou a centímetros do alvo.

O Moreirense, por sua vez, apostou no constante "congelamento" do ritmo da partida, ao ponto do árbitro Bruno Esteves advertir o guardião Marafona e o capitão Filipe Melo para reatar mais rapidamente o jogo.

Mais afoito após o intervalo, o FC Porto conseguiu "encostar" atrás o Moreirense e, aos 60 minutos, na sequência de um canto, Jackson Martinez cabeceou à barra.

Aos 65, Rúben Neves rendeu Casemiro no FC Porto e Cardozo substituiu Alex no Moreirense, mexidas que antecederam, em cinco minutos, o golo de Óliver Torres, após jogada na direita de Brahimi, que foi à linha cruzar para a pequena área, onde o espanhol apareceu e rematou com sucesso.

O Moreirense reagiu e ganhou velocidade, razão suficiente para Lopetegui reforçar o meio-campo, trocando Quaresma por Herrera, a 15 minutos do fim.

Aos 82 minutos, Óliver atrapalhou a saída de Marafona, a bola ficou em José Angél, que cruzou alto e Jackson cabeceou para o 2-0.

Na sequência do lance, o médio espanhol saiu lesionado no ombro e foi substituído pelo colombiano Quintero, de quem saiu um cruzamento, a cinco minutos do fim, para Jackson Martinez, carregado em falta.

O mesmo Quintero falhou a grande penalidade, bem defendida por Marafona, para canto, do qual resultou novo golo do ponta-de-lança colombiano, já a dois minutos do termo do encontro.

Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Moreirense, 3-0.

Ao intervalo: 0-0.

Marcadores:

1-0, Óliver Torres, 70 minutos.

2-0, Jackson Martinez, 82.

3-0, Jackson Martinez, 87.

Equipas:

- FC Porto: Fabiano, José Angél, Maicon, Martins Indi, Danilo, Casemiro (Rúben Neves, 66), Óliver Torres (Quintero, 84), Brahimi, Adrián López, Ricardo Quaresma (Herrera, 75) e Jackson Martinez.

(Suplentes: Andrés Fernandez, Ivan Marcano, Rúben Neves, Herrera, Evandro, Ricardo e Quintero).

Treinador: Julen Lopetegui.

- Moreirense: Marafona, Paulinho, Danielson, Marcelo Oliveira, André Marques, André Simões, Filipe Melo, Arsénio (Jorge Monteiro, 75), Edivaldo (Vítor Gomes, 04), João Pedro e Alex (Cardozo, 67).

(Suplentes: Gideão, Anilton, Diogo Cunha, Jorge Monteiro, Ramon Cardozo, Vitor Gomes e Gerso).

Treinador: Miguel Leal.

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Danielson (6); André Marques (48), Marcelo (85)

Assistência: 35.509 espetadores.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.