Risco elevado de incêndios até segunda-feira, alerta Protecção Civil

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 ago (Lusa) -- A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para o elevado risco de incêndios nos próximos dias, nomeadamente nas regiões do interior e Algarve, onde as temperaturas podem chegar aos 34 graus.

A partir de hoje e para os próximos três dias vai haver uma subida gradual da temperatura máxima nas regiões do sul e do interior norte e centro (30 a 34 graus), e a partir de domingo o aumento de temperatura chega também às regiões do Minho e Douro Litoral.

A partir de segunda-feira a temperatura mínima atinge também valores elevados, em especial nas regiões do interior centro e no Minho (25 graus centigrados).

Temperaturas altas, aliadas a uma humidade relativa do ar entre 20 e 30 por cento nas regiões do sul e do interior norte e centro, e a vento moderado levam a ANPC a alertar para "índice de risco de incêndio com níveis muito elevados nas regiões do interior e Algarve".

O aviso de agravamento de perigo de incêndio florestal da SNPC tem em conta as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera que prevê vento moderado (até 35 quilómetros por hora) em especial nas tardes de hoje e de sábado, com possibilidades de rajadas até 60 quilómetros junto à costa e nas terras altas do litoral a partir da tarde de hoje.

A ANPC, entre recomendações e alertas sobre medidas preventivas de incêndios, lembra que são proibidas queimadas ou outras fogueiras ou lançar balões com mecha acesa ou qualquer tipo de foguetes, bem como fumar em espaços florestais.

E diz que determinou o incremento do nível de prontidão do Sistema Integrado de Operações de Socorro.

Até 15 de agosto a área ardida (incêndios florestais) deste ano foi substancialmente menor se comparada com igual período do ano passado, cerca de um quinto, segundo o Instituto de Conservação da Natureza.

FP//GC.

Lusa/fim

+ notícias: País

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".