Famalicão acolhe final do "campeonato nacional" de F1 em miniaturas

| Desporto
Porto Canal / Agências

Famalicão, 09 jul (Lusa) - A final do "campeonato nacional" de Fórmula 1 com miniaturas de bólides propulsionadas a ar, construídas por alunos entre os 9 e os 19 anos, disputa-se quinta e sexta-feira, em Famalicão, foi hoje anunciado.

Trata-se do programa "F1 in Schools - Fórmula 1 nas Escolas", promovido pelo Centro de Inovação e Tecnologia do Ave

O F1 in Schools é considerado o maior projeto pedagógico e de empreendedorismo jovem do mundo, relacionado com a inovação e engenharia, envolvendo mais de 9 milhões de alunos.

Trata-se de um desafio multidisciplinar, no qual estudantes com idades entre os 9 e os 19 anos correm com miniaturas de automóveis de F1 construídos em madeira balsa e propulsionados a ar.

O desafio inspira os estudantes a utilizarem novas tecnologias para a aprendizagem de física, aerodinâmica, conceção, construção, desenvolvimento de marcas, grafismo, patrocínios, marketing, trabalho de equipa/liderança, competências de comunicação e estratégia financeira, "aplicando-os de forma prática, imaginativa, competitiva e entusiasmante".

Na final nacional, estarão em competição 15 equipas, representando cerca de 100 jovens dos concelhos de Cantanhede, Fafe, Famalicão, Leiria, Marinha Grande, Paredes, Porto, Gaia e Viseu.

Para além das corridas propriamente ditas, que se desenrolam em pistas com 25 metros de comprimento, as equipas serão ainda avaliadas pelos júris de Portfólio e Marketing, Apresentação Verbal e Engenharia.

Além dos 1.º, 2.º e 3.º lugares, haverá ainda os prémios de resistência face à adversidade, engenharia, identidade, carro mais rápido, inovação, stand, apresentação verbal, site/redes sociais, patrocínio e marketing, pesquisa e desenvolvimento e portefólio.

O vencedor irá disputar a final mundial d competição, que este ano se realizará em Houston (Texas), nos Estados Unidos da América.

VCP // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Desporto

FC Porto e Sérgio Conceição prolongam contrato

O FC Porto e Sérgio Conceição acordaram prolongar o contrato que os liga desde 2017. Ao serviço dos Dragões e na condição de treinador, o antigo extremo já venceu três edições da Liga portuguesa, três Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.