Viana regista 448 ninhos de vespa asiática em quase de dois anos

Viana regista 448 ninhos de vespa asiática em quase de dois anos
| Norte
Porto Canal

Os bombeiros municipais de Viana do Castelo registaram 448 ninhos de vespa asiática, desde novembro de 2012, dos quais 216 só em 2014, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

De acordo com um comunicado da Câmara Municipal, dos 216 ninhos desta espécie predadora georreferenciados desde janeiro deste ano no concelho, 27 foram destruídos por populares e 63 pelos bombeiros municipais.

Atualmente, de acordo com os números avançados pela autarquia, estão identificados para destruição 67 exemplares, 25 dos quais com caracter de urgência.

Em todo o ano de 2013, foram registados e destruídos 232 ninhos de vespa asiática no concelho.

A vespa asiática é maior e mais agressiva do que a espécie autóctone nacional.

A espécie predadora foi introduzida na Europa através do porto de Bordéus, em França, em 2004.

Os primeiros indícios da sua presença em Portugal surgiram em 2011, mas a situação só se agravou a partir no final do seguinte.

De acordo com o município "a destruição dos ninhos é feita através de atos de queima em parceria com o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA)".

Em julho passado e face à indefinição sobre a quem compete atuar na destruição dos ninhos de vespa asiática a Câmara exigiu ao Governo "uma clarificação urgente de quem deve coordenar e quais os meios a afetar" no combate à praga da vespa asiática, "atendendo à dimensão preocupante que está a tomar na região norte".

De acordo com dados da Associação Apícola Entre Minho e Lima (APIMIL) cada ninho pode albergar até 2.000 vespas e 150 fundadoras de novas colónias, que no ano seguinte poderão vir a criar pelo menos 6 novos ninhos.

No concelho vizinho de Ponte de Lima, num só dia [terça-feira] os bombeiros voluntários receberam 20 pedidos para a destruição de ninhos de vespa velutina.

O comandante da corporação, Carlos Lima disse à Lusa que nas últimas três semanas foram destruídos mais de 30 ninhos, "muitos deles em habitações ou perto delas".

"De Bárrio, freguesia junto a Paredes de Coura até Vilar das Almas, perto de Barcelos temos o concelho todo infestado com esta praga", afirmou.

Em Caminha, segundo a proteção civil municipal em todo o ano de 2013 foram destruídas entre 10 a 12 colmeias e este ano já foram queimadas 71.

"Há um aumento muito grande de casos porque é nesta altura do ano que as fundadoras saem das colemias e o fenómeno de propagação da espécie tem maior expressão", explicou Guilherme Lagido.

Em média, por dia, de acordo com o vice-presidente da Câmara e responsável pela proteção civil, os bombeiros recebem entre quatro a cinco chamadas por causa desta praga.

"Ainda temos dois ninhos em Caminha e quatro no Vale do Âncora que estão georreferenciados e que têm que ser destruídos", adiantou.

A destruição ocorre sempre quando cai a noite, período em que as vespas fundadoras estão no interior das colmeias.

Segundo os apicultores do distrito de Viana do Castelo, esta espécie, "mais agressiva" faz com que as abelhas não saiam para procurar alimento por estarem sob ataque, enfraquecendo as colmeias, que acabam por morrer colocando em causa a produção de mel.

+ notícias: Norte

Porto vai ter dez novas ligações aéreas

O aeroporto Francisco Sá Carneiro vai contar com dez novas ligações diretas, bem como o reforço de outras já existentes. Este acréscimo deve contribuir para uma subida nas receitas hoteleiras da região, que Luís Pedro Martins, presidente do Turismo Porto e Norte, espera que ultrapassem a barreira dos mil milhões de euros em 2024.

Bryan Adams de regresso ao norte do país 

Bryan Adams está de regresso ao norte do país para um concerto no Altice Forum, em Braga, no dia 23 de novembro, anunciou, esta quinta-feira, a sala de espetáculos.

Mau tempo cancela um dos maiores eventos da semana santa em Braga

Devido às condições meteorológicas desfavoráveis, a Procissão do Senhor "Ecce Homo", também conhecida como "Procissão dos Farricocos", que estava programada para acontecer nas ruas de Braga nesta quinta-feira, foi cancelada.