Inquérito/Swap: Banco de Portugal rejeita qualquer "responsabilidade" de supervisão dos contratos

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 09 jul (Lusa) - O vice-governador do Banco de Portugal (BdP), Pedro Duarte Neves, garantiu hoje que a supervisão dos contratos 'swap' não cabe ao regulador do setor bancário.

"Os contratos 'swap' não estão nem nunca estiveram na esfera de responsabilidade do BdP", afirmou hoje o seu vice-governador na comissão parlamentar de Inquérito à Celebração de Contratos de Gestão de Risco Financeiro ('swap') por Empresas do Setor Público, onde está a ser ouvido.

Pedro Duarte Neves explicou hoje que "os contratos 'swap' são considerados instrumentos financeiros que são regulados explicitamente pelo Código de Valores Mobiliários".

"Nesses casos, em que tais produtos são comercializados, as instituições atuam como intermediários financeiros pelo que se aplica o Código de Valores Mobiliários", realçou o responsável, quando questionado pela deputada do Bloco de Esquerda (BE) Ana Drago sobre papel do BdP.

Confrontado sobre se a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) é então a entidade responsável pela supervisão destes instrumentos financeiros, Pedro Duarte Neves preferiu não se comprometer.

"Não gostaria que tirasse da minha intervenção que a responsabilidade de supervisão é da CMVM. Seguramente não é do BdP, mas eu não disse que era da CMVM", declarou.

Neste contexto, Ana Drago citou declarações do antigo secretário de Estado Juvenal Peneda, uma das primeiras baixas da polémica dos 'swap' por ter sido administrador do Metro do Porto, que disse que os bancos davam boas condições de renegociação dos financiamentos desde que, em contrapartida, a empresa fizesse contratos 'swap'.

Ana Drago concluiu que "estes contratos parecem terra de ninguém".

A investigação aos contratos derivados de taxa de juro ['swap'] subscritos por várias empresas públicas, sobretudo da área dos transportes, detetou contratos problemáticos com elevadas perdas potenciais para o Estado.

Este caso levou à demissão de dois secretários de Estado (Juvenal Peneda e Braga Lino) e de três gestores públicos (Silva Rodrigues, Paulo Magina e João Vale Teixeira) e ainda à criação da comissão parlamentar de inquérito, que está atualmente na fase de audições.

O Governo, por seu lado, decidiu cancelar os contratos problemáticos existentes tendo pago, segundo informação início de julho, 1.008 milhões de euros aos bancos para anular 69 contratos com nove bancos com perdas potenciais de cerca 1.500 milhões de euros.

Persistem ainda 1.500 milhões de euros de perdas potenciais face aos 3.000 milhões inicialmente estimados no final do ano passado.

JNM /IM // VC

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.