Rectificativo não impede mais cortes, alerta PCP

| Política
Porto Canal

O PCP lembrou hoje que o orçamento retificativo hoje aprovado surgirá após a esperada aprovação da reposição de cortes salariais, e incorpora também uma "revisão em baixa da situação económica" de Portugal.

"Este orçamento retificativo virá na sequência da aprovação pela maioria, dois dias antes, no próximo dia 02 de setembro, da reposição de cortes salariais na administração pública. Este é um orçamento que assenta precisamente na imposição desses cortes. (…) Não é verdade que não se traduz em mais cortes", alertou o deputado comunista António Filipe.

O parlamentar do PCP falava aos jornalistas no parlamento no dia em que o Governo anunciou hoje que o orçamento retificativo contempla uma revisão do cenário macroeconómico para 2014 com impacto positivo nas contas públicas, como o ajustamento em baixa da taxa de desemprego e em alta do crescimento da economia.

O retificativo, prosseguiu António Filipe, "não corresponde a uma melhoria da situação económica, pelo contrário, significa uma revisão em baixa da situação económica".

"O Governo prefere fazer uma comparação com a previsão inicial do Orçamento para 2014 mas foge à comparação com a estimativa de abril do documento de estratégia orçamental (DEO)", sublinhou, lembrando que no DEO a previsão de crescimento era 1,2% do PIB e agora é de 1%.

A ministra das Finanças anunciou que a perspetiva do Governo é que a taxa de desemprego se fixe nos 14,2% e que a economia cresça 1% este ano. A receita fiscal e a receita da Segurança Social também são revistas, prevendo-se agora que aumentem 0,7% e 0,3% do PIB, respetivamente.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.