Documentário sobre o Cante "Alentejo, Alentejo" de Tréfaut estreia-se dia 28

| País
Porto Canal / Agências

Redação, 28 ago (Lusa) -- O documentário de Sérgio Tréfaut sobre o cante, "Alentejo, Alentejo", estreia-se no dia 18, em salas de cinema de Lisboa, Porto e Almada, anunciou hoje a produtora.

O documentário insere-se no projeto de candidatura do Cante a Património Imaterial da Humanidade e conta com a participação, entre outros, d'Os Camponeses de Pias, dos Cantadores da Aldeia Nova de S. Bento, do Grupo Coral da Casa do Povo de Serpa e do Grupo Feminino de Alcáçovas, que interpreta "Portugal está na crise", uma letra contemporânea.

"Alentejo, Alentejo", que inclui ainda a participação de várias escolas básicas, recebeu o Prémio para o Melhor Filme Português no Festival Indie Lisboa, deste ano.

"Nascido nas tabernas e nos campos, o cante transmitiu-se ao longo de várias gerações. Nas últimas décadas, com a diáspora alentejana, novos grupos surgiram na periferia de Lisboa e em diversos países de emigração. Muitos deles formados por adolescentes e crianças, provando que o cante está vivo e é o traço identitário de toda uma população", afirma em comunicado a produtora.

"'Alentejo, Alentejo' é uma viagem a um modo de expressão musical único e à paixão dos seus intérpretes", segundo a mesma fonte.

Além dos grupos participantes, como o Papoilas do Corvo, o filme do realizador nascido no Brasil regista vários depoimentos, como o de Bento Maria Adega, de Safara, no concelho de Moura, que afirma: "Foram cigarras e pássaros que ensinaram os alentejanos a cantar".

Entre os grupos que se foram formando fora do Alentejo, território de origem do cante, participam, entre outros, Os Rouxinóis da Damaia e Os Bubedanas.

Um dos momentos do documentário é a interpretação do tema popular "Solidão", por um grupo de cantadores, junto da campa do etnomuiscólogo Michel Giacometti, no cemitério de Peroguarda, Ferreira do Alentejo.

Natural da Córsega, Giacometti fixou-se em Portugal e foi responsável por recolhas musicais em todo o país, nomeadamente com o compositor Fernando Lopes-Graça ("Antologia da Música Regional Portuguesa" e "Cancioneiro Popular Português") e, em particular, nas regiões do Alentejo e da Beira-Baixa, tendo feito a série documental "Povo que canta", com o realizador Alfredo Tropa (RTP, c.1970-72)

O Alentejo e a sua realidade sociocultural não são estranhos ao realizador, filho de um alentejano, "originário da margem esquerda do Guadiana", como explica Tréfaut.

"Descobri o Alentejo na minha adolescência. O meu pai, queria muito que eu conhecesse a terra dos seus antepassados e o terreno fértil onde estava a nascer a 'Reforma Agrária'. Enviou-me para passar uma semana na casa de camponeses da Amieira, a aldeia de onde provinham os trabalhadores que cultivavam a terra na Quinta da Esperança, o monte onde ele tinha crescido, junto ao rio Ardila", conta o realizador.

"A respeito do cante, a história é muito simples: foi graças a um grupo de camponeses alentejanos reunidos em serenata, por baixo da janela do quarto onde a minha mãe dormia pela primeira vez, que o meu pai conseguiu convencê-la a deixar a França para casar com ele. Ao longo da vida, a minha mãe chorava sempre que ouvia cantares alentejanos numa taberna. Ela gostava muito de tabernas. Não creio que a razão da sua emoção fosse apenas a lembrança do seu namoro com o meu pai, mas a poderosa comoção que aquelas vozes saídas do fundo da terra lhe causavam. Comigo acontece o mesmo", afirma Tréfaut.

O documentário tem recebido elogios da crítica nacional e estrangeira. Em maio passado, Neil Young do The Hollywood Reporter, escreveu: "Há muito mais por descobrir no universo musical português do que os lamentos urbanos de renome mundial, conhecidos como Fado -- é o que mostra o filme de Sérgio Tréfaut 'Alentejo, Alentejo'. Existe uma celebração polifónica, rural, uma forma tradicional de cantos, conhecida como cante Alentejano - ou apenas 'cante' para encurtar".

O crítico salienta as "gravações com um brilho e uma limpidez extraordinários".

NL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Diretor-executivo do SNS apresenta demissão

A direção-executiva do Serviço Nacional da Saúde (SNS), liderada por Fernando Araújo, apresentou, na tarde desta terça-feira, a demissão. 

Confira a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do sorteio desta terça-feira.

Fernando Araújo diz que fez em 15 meses "a maior reforma do SNS" em 45 anos

O diretor-executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que anunciou esta terça-feira, a sua demissão, assegurou que, nos 15 meses em que esteve em funções, foi realizada a maior reforma de organização em 45 anos de existência do SNS.