FC Porto com Shakhtar, Athletic Bilbau e BATE no Grupo H Liga dos Campeões

FC Porto com Shakhtar, Athletic Bilbau e BATE no Grupo H Liga dos Campeões
| FC Porto
Porto Canal

O FC Porto vai defrontar Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Athletic Bilbau (Espanha) e BATE Borisov (Bielorrússia) no Grupo H da Liga dos Campeões em futebol, segundo ditou hoje o sorteio, no Mónaco.

Os encontros da fase de grupos realizam-se a 16 e 17 de setembro (primeira jornada), 30 de setembro e 01 de outubro (segunda), 21 e 22 de outubro (terceira), 04 e 05 de novembro (quarta), 25 e 26 de novembro (quinta) e 09 e 10 de dezembro (sexta).

A final realiza-se a 06 de junho, no Estádio Olímpico de Berlim.

FC Porto com exigente Athletic, instável Shakhtar e pouco expressivo BATE

O FC Porto tem caminho aberto para os "oitavos" da Liga dos Campeões de futebol, num Grupo H com o Athletic de Bilbau como principal rival, face os problemas do Shakhtar Donetsk e pouca expressão do BATE Borisov.

Numa época em que os "dragões" se reforçaram como nunca, com 14 jogadores, até ao momento, o treinador Julen Lopetegui volta ao seu País Basco (nasceu a cerca de 100 quilómetros de Bilbau) para, em teoria, discutir o primeiro lugar do grupo: "los leones" de Ernesto Valverde são um exigente adversário, tendo afastado da "Champions" a poderosa Nápoles, com 1-1 em Itália e 3-1 em casa.

Mantendo a orgulhosa tradição de competir somente com futebolistas bascos -- o central Aymeric Laporte nasceu do lado francês do País Basco -, com os quais já foi oito vezes campeão em Espanha, destaque para o "menino bonito" do clube, o ofensivo Iker Muniain, quem mais empolga num infernal renovado San Mamés, com capacidade para 53.332 espetadores.

O Athletic já foi finalista nas taças europeias duas vezes, tendo perdido a Taça UEFA de 1976/77 no desempate por golos fora com a Juventus e a Liga Europa de 2011/12 face ao Atlético de Madrid, por 3-0, com golos dos ex-portistas Falcao (dois) e Diego (um).

Face à situação de guerra da Ucrânia com a Rússia, acentuada na zona de Donetsk, o Shakhtar, que inclusivamente já teve o seu estádio bombardeado, vive situação insólita no futebol europeu, sendo obrigado a jogar fora da sua cidade e vendo vários jogadores abandonar o milionário clube.

O Shakhtar, que volta ao Dragão, como líder do campeonato da Ucrânia com o pleno de quatro triunfos em outras tantas jornadas, em parceria com o Dnipro, fala português com sotaque do Brasil (13 futebolistas), destacando-se o internacional Bernard (chegou a ser cobiçado pelo FC Porto), que esteve no Mundial2014.

Com apenas cinco futebolistas que não são da Bielorrússia, o BATE Borisov não tem "estrelas" internacionais e é o verdadeiro "outsider", embora esta seja já a sua quarta participação na fase de grupos da Liga milionária.

+ notícias: FC Porto

FC Porto sofre derrota frente ao THW Kiel na Liga dos Campeões de andebol

O FC Porto perdeu hoje em casa com os alemães do THW Kiel, por 31-27, na terceira jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de andebol, competição em que a equipa portuguesa soma três derrotas.

Ghilas de regresso aos treinos do FC Porto após integrar seleção da Argélia

O regresso de Ghilas, que esteve ao serviço da seleção de futebol da Argélia, e as chamadas de Mikel, Pedro Moreira e Caballero, da equipa B, foram as notas do treino de hoje do FC Porto, no Olival.

Josué e Varela de regresso aos treinos do FC Porto

Os regressos de Josué e Varela, titulares no triunfo de Portugal sobre o Luxemburgo (3-0), constituiram hoje as novidades do treino do FC Porto, que prepara o jogo com o Trofense, da Taça de Portugal em futebol.