Itália coloca 8.000 milhões de euros em obrigações a 5 e 10 anos com juro mínimo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Roma, 28 ago (Lusa) -- O Tesouro italiano colocou hoje 8.000 milhões de euros em três emissões diferentes, com vencimento a cinco e a 10 anos, a uma taxa de juro que atingiu mínimos históricos.

Segundo a agência Efe, foram colocados 4.000 milhões de euros em obrigações a 10 anos com uma taxa de juro de 2,39%, menos 0,21 pontos percentuais do que no último leilão, o que representou um novo mínimo histórico.

A procura de obrigações a 10 anos foi de 5.055 milhões, o que representa um rácio de cobertura de 1,26 vezes.

No que respeita às obrigações a cinco anos, foi também colocado o máximo oferecido de 2.500 milhões de euros, a uma taxa de juro 1,10%, 0,1 pontos percentuais abaixo da emissão anterior e o juro mínimo pago neste tipo de dívida.

Relativamente à procura, atingiu os 3.377 milhões, correspondente a um rácio de cobertura de 1,5 vezes.

Numa terceira emissão foram colocados mais 1.500 milhões de euros, neste caso de obrigações com vencimento a cinco anos indexadas à inflação, com um juro de 1,16% e um rácio de cobertura de 1,42 vezes a procura.

O Tesouro italiano terminou, assim, uma semana de emissões de dívida muito positiva, depois de na quarta-feira terem sido colocados os 7.500 milhões de euros previstos em obrigações a seis meses a um juro que atingiu o mínimo histórico.

Segundo o Banco de Itália, citado pela Efe, a taxa de juro foi de 0,136%, o que compara com os 0,236% da emissão anterior, enquanto o rácio de cobertura foi de 1,63 vezes a procura, que foi de 12.200 milhões de euros.

Na terça-feira haviam já sido colocados os 3.000 milhões de euros em obrigações a dois anos, com uma taxa de juro no mínimo histórico de 0,326%.

Após a emissão, o prémio de risco subiu até aos 152 pontos base, em linha com os níveis dos últimos anos, e o rendimento das obrigações a 10 anos no mercado secundário subiu para os 2,44%.

PD // CSJ

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.