Espanhóis investem 3 ME para instalar fábrica de mobiliário infantil em Viana

Espanhóis investem 3 ME para instalar fábrica de mobiliário infantil em Viana
| Norte
Porto Canal

Uma empresa espanhola de produção de mobiliário infantil vai avançar com a instalação de uma fábrica em Viana do Castelo, através de um investimento de 3 milhões de euros, anunciou hoje o autarca local.

A instalação da fábrica, explicou José Maria Costa, será feita ainda este ano, num lote superior a 3.000 metros quadrados do Parque Empresarial de Lanheses, naquele concelho, adquirido pela empresa, de Barcelona, há cerca de três anos.

"Vão dedicar-se em exclusividade à exportação e já entregaram na Câmara de Viana o processo para a construção. Sabemos também que já têm financiamento da parte do sistema de incentivos do IAPMEI [Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação]", disse ainda o presidente da autarquia.

A produção nesta unidade, que vai ocupar uma área coberta de 2.000 metros quadrados, deverá arrancar em pleno em 2014, criando nesta fase cerca de 20 postos de trabalho e dedicando-se à exportação de mobiliário infantil para a Europa e América do Norte.

Segundo José Maria Costa, também para o Parque Empresarial de Lanheses existe a possibilidade de instalação de uma empresa de conservas, para tratamento de atum, igualmente de capitais espanhóis, capaz de gerar 200 postos de trabalho.

Contudo, neste caso, ainda não existe uma decisão final sobre a futura localização, com outros concelhos do distrito, como Valença e Ponte de Lima, igualmente a disputar a sua instalação.

+ notícias: Norte

Braga e Aveiro entre os distritos com menos limpeza de terrenos

Santarém, Castelo Branco, Braga, Coimbra e Aveiro são os distritos onde se registaram mais incumprimento da limpeza de terrenos florestais, entre 2019 e 2023, informou esta quarta-feira a Guarda Nacional Republicana (GNR).

Gondomar. Homem com queimaduras graves após contacto com combustível

Um homem com cerca de 40 anos sofreu queimaduras graves na face, membros inferiores e superiores, ao início da tarde desta quarta-feira, na Rua da Felgueira, na freguesia de Baguim do Monte, no concelho de Gondomar, apurou o Porto Canal.