Zoo de Lourosa apresenta jovem urubu-rei no Dia Internacional do Abutre

| País
Porto Canal / Agências

Santa Maria da Feira, 28 ago (Lusa) -- O Zoo de Lourosa, em Santa Maria da Feira, vai assinalar a 06 de setembro o Dia Internacional do Abutre apresentando um novo exemplar da família, um jovem urubu-rei macho.

"A ave chegou ao zoo em meados de julho e encontra-se em quarentena, em período de adaptação às instalações, exames médico e realização de análises. Vai ser transferida para junto da nossa fêmea no dia 06 de setembro para assim se comemorar o Dia Internacional do Abutre", afirmou hoje, em declarações à Lusa, Andreia Pinto, do zoo.

Este novo urubu-rei, que tem cerca de um ano e meio, é proveniente do Zoo de Doué La Fontaine, em França, ao abrigo do programa de reprodução em cativeiro da Associação Europeia de Zoos e Aquários (EAZA), e vai juntar-se à fêmea da mesma espécie que está sozinha no zoo há cerca de um ano.

Com a introdução da ave no parque, o Zoo de Lourosa pretende falar aos visitantes sobre os abutres e as ameaças que enfrentam atualmente.

A colisão contra linhas de alta tensão, a falta de alimento, a perda de habitat e o envenenamento são algumas das ameaças desta espécie, que "é extremamente importante nos ecossistemas", destacou Andreia Pinto.

Segundo a responsável, o objetivo é sensibilizar a população para a importância deste grupo de aves, desmistificar o facto de se alimentarem de cadáveres de animais.

"Ao alimentarem-se de carne em putrefação estão a limpar os locais que habitam", eliminando assim perigos de infeção, vincou, acrescentando que, das 23 espécies de abutres existentes no planeta, 11 estão em perigo.

Com este exemplar urubu-rei, o zoo pretende contribuir para a criação de uma população de cativeiro autossustentável desta espécie.

Em Portugal, o Zoo de Lourosa é o único parque que possui esta espécie proveniente da América do Sul.

O zoo de Lourosa, que abriu as portas ao público em outubro de 1990 e é gerido por uma empresa municipal, tem atualmente cerca de 500 aves de 150 espécies.

JAP // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.