Perito norte-americano tranferido para EUA devido a contacto com infectado com Ébola

| Mundo
Porto Canal / Agências

Atlanta, Estados Unidos, 28 ago (Lusa) -- Um perito do Centro de Controlo e Enfermidades (CDC) foi transferido em voo privado da África Ocidental para os Estados Unidos depois de ter estado em contacto com um trabalhador sanitário internacional a quem, recentemente, foi diagnosticado positivamente o vírus Ébola.

O perito, cuja identificação nem informação do paradeiro foi revelada, trabalhava junto do funcionário contagiado quando este começou a manifestar sintomas da doença.

Perante o caso, as autoridades decidiram transferir o perito para os Estados Unidos onde será mantido em observação por, pelo menos 21 dias, o período em que poderia estar a desenvolver a doença.

Apesar dos critérios do CDC notarem que o risco "é baixo", o protocolo do organismo estabelece a importância do período de observação para evitar a propagação de doenças.

O CDC tem atualmente destacados na África Ocidental um total de 60 peritos.

De acordo com os dados mais recentes da Organização Mundial de Saúde, o vírus Ébola já provocou a morte a 1.427 pessoas na Libéria, Serra Leoa, Guiné Conacri e Nigéria.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Investigadora portuguesa trabalha na criação de uma proteína para travar a malária

A microbióloga portuguesa Maria Rebelo está a trabalhar na produção de uma proteína que bloqueie o acesso de ligação do parasita que causa a malária à célula do hospedeiro e assim ajudar a travar a doença.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.