Schaüble diz que Draghi foi mal interpretado quanto a mudança de rumo

| Mundo
Porto Canal / Agências

Berlim, 27 ago (Lusa) - O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou que o presidente do Banco Central Europeu (BCE) foi mal interpretado no discurso que fez na sexta-feira, nos Estados Unidos, sugerindo novas medidas de política monetária.

"Conheço bem Mario Draghi, afirmou o ministro em declarações publicadas hoje no jornal regional alemão Passauer Neue Presse, "creio que foi mal interpretado".

Durante um simpósio de dirigentes de bancos centrais em Jackson Hole, nos Estados Unidos, Draghi afirmou que o BCE "está pronto para ajustar mais" a sua política monetária e manifestou preocupação com a deterioração das perspetivas de inflação a médio prazo na zona euro.

As declarações foram interpretadas como um prenúncio de eventuais medidas não convencionais da parte da instituição monetária europeia, seguindo por exemplo o modelo da Reserva Federal (banco central norte-americano) na compra de ativos.

Essa perspetiva animou os mercados nos dois últimos dias e vários observadores assinalaram a mudança de tom do líder do BCE, que reclamou também "uma ação complementar a nível da União Europeia" para estimular o crescimento, com mais margem de manobra a nível de políticas orçamentais.

A Alemanha não tem mostrado entusiasmo com a utilização de fundos públicos para o relançamento económico e insiste na necessidade de reformas.

"Precisamos de reformas estruturais na Alemanha e na Europa para reforçar a nossa competitividade", repetiu Schaüble.

Draghi também tinha apontado na sexta-feira a necessidade de reformas estruturais.

EO// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.