Mais de 300 canoístas de 32 paises nos Mundias de surf ski em Vila do Conde

| Desporto
Porto Canal / Agências

Vila do Conde, 09 jul (Lusa) - Mais de 300 canoistas de 32 países vão participar no I Campeonato do Mundo de surf ski, que vai decorrer de sexta-feira a domingo entre Esposende e Vila do Conde.

Os competidores dos cinco continentes vão cumprir um percurso de 22 quilómetros, que principia na praia de Ofir, aproveitando as condições únicas da costa portuguesa, com os ventos e o "swell" (ondas formadas no interior do mar e não pela ação do vento) a alinharem-se ao longo da costa.

A África do Sul - um dos países com maior tradição na modalidade - é a nação com mais competidores, com uma delegação de 96 canoístas em busca dos títulos individual e coletivo, em ambos os sexos.

Portugal está entre as mais fortes nações europeias e aspira ao pódio na classificação por equipas.

Face às instáveis condições climatéricas previstas para a região, apenas quarta-feira há decisão definitiva quanto do dia das duas provas (SS1 e SS2, com um ou dois tripulantes, respetivamente), disputando-se obrigatoriamente entre sexta-feira e domingo.

O primeiro Campeonato do Mundo de Surf Ski é uma organização conjunta entre a Federação Portuguesa de Canoagem e a Nelo, empresa portuguesa líder mundial na construção de caiaques de competição.

Esta é a terceira prova internacional organizada pela federação em 2013, depois dos Europeus de pista e maratonas, em Montemor-o-Velho e Prado, respetivamente.

RBA // NF

Lusa/Fim

+ notícias: Desporto

FC Porto: Clube anuncia compra de terrenos para academia na Maia

O FC Porto avançou para a aquisição de 14 hectares de terreno na Maia, onde irá construir a nova Academia do clube. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e o administrador financeiro Fernando Gomes marcaram presença na sessão de adjudicação dos 18 lotes pelo valor de 3,4 milhões de euros.

Sérgio Conceição: "O FC Porto tem que lutar por títulos"

Esta quarta-feira, a partir das 20h15 (Sport TV1), FC Porto e Vitória de Guimarães irão discutir a última vaga no Jamor, onde o Sporting já tem lugar garantido, assim que Artur Soares Dias fizer ecoar pelo Estádio do Dragão o apito inicial da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. Na primeira os portistas venceram por 1-0.

Anha Candé: "Vamos dar tudo para ganhar"

Terminada a fase de grupos como a melhor das 32 equipas em prova, eliminado o campeão europeu AZ, em Alkmaar, e o Mainz, na Alemanha, o FC Porto prepara-se para iniciar a Final Four da Youth League diante do AC Milan, em Nyon, na próxima sexta-feira às 17h00 (FC Porto TV/Porto Canal). Na antecâmara da viagem à Suíça, André Oliveira revela que “a equipa está bem”, os jogadores “habituados à pressão” e “otimistas para o que vem aí”, um desafio em que “a mentalidade vai fazer toda a diferença”.