Bloco de Esquerda marca 'rentrée' política em Évora com Fórum Socialismo 2014

| Política
Porto Canal / Agências

Évora, 27 ago (Lusa) -- Mais de 40 debates e ateliês, sobre temas como o BES, o euro, a Europa, ambiente ou cultura, compõem o Fórum Socialismo 2014, que marca a 'rentrée' do Bloco de Esquerda, entre sexta-feira e domingo, em Évora.

A iniciativa, na Escola Secundária Gabriel Pereira, é apresentada pelo Bloco de Esquerda (BE) como uma Universidade de Verão e como "o maior fórum de ideias e debates" organizado pelo movimento.

O Fórum Socialismo 2014 -- Debates para a Alternativa, divulgou hoje o BE, marca, aliás, "o início do novo ano político" e prevê discursos dos coordenadores bloquistas, João Semedo e Catarina Martins.

João Semedo vai fazer uma intervenção na sexta-feira, na sessão de abertura intitulada "Do que é que a esquerda não pode abdicar", a partir das 22:00, na qual participam ainda Luís Moita e Inês Barbosa.

Já a intervenção de Catarina Martins está marcada para a sessão de encerramento do fórum, no domingo, às 16:00.

Ao longo do fim de semana, de acordo com o programa, consultado pela agência Lusa, a iniciativa vai juntar "dezenas de especialistas, investigadores e académicos" em mais de 40 debates e ateliês.

Os novos debates económicos em curso na Europa, a austeridade, o 'caso' BES, o euro, ambiente, cultura e direitos sociais e laborais são temas em foco.

No encontro, realçou o BE, participam três convidados internacionais, nomeadamente Georgios Katrougalis, do partido grego de esquerda Syriza, Miguel Urban, do partido espanhol Podemos, e a investigadora francesa Catherine Samary.

No sábado, o líder parlamentar do Bloco, Luís Filipe Soares, aborda o tema "BES: Autópsia a um saque", enquanto o ex-líder do partido Francisco Louçã discursa na sessão "Vinhas da Ira".

"E se tivermos de sair do euro?", por João Ferreira do Amaral, e "Há esperança para a Europa?", com Luís Fazenda, Marisa Matias, Miguel Urban e Georgios Katrougalis, são outros dos destaques de sábado.

No último dia, entre os vários debates agendados, encontra-se a sessão "Os submarinos de Portas não param de meter água", pela socialista Ana Gomes.

Com o fórum Socialismo 2014 em Évora, o BE vai ser o primeiro partido a regressar em pleno ao ativo após as férias de verão.

Excetuando a Festa do Pontal do PSD, momento político a meio de agosto onde nos últimos anos tem intervindo o líder do partido, o final do mês e o começo de setembro marcam o regresso em pleno dos partidos após as férias de verão.

Este ano, em termos de universidades de verão partidárias, o PS não realiza a sua (num momento em que António José Seguro e António Costa disputam a liderança do partido), enquanto a do PSD decorre entre 01 e 07 de setembro, em Castelo de Vide.

O PCP organiza a tradicional Festa do Avante!, entre 05 e 07 de setembro, na Quinta da Atalaia, no Seixal, e o CDS-PP marca a 'rentrée' com um encontro de militantes, de 11 a 14 de setembro, em Peniche.

RRL (PPF) // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro tem "comportamentos rurais" e Costa é "lento por ser oriental", aponta Marcelo 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sublinhou que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tem "comportamentos rurais" e que o seu antecessor, António Costa, é "lento por ser oriental". As declarações foram proferidas, na noite desta terça-feira, durante um jantar com jornalistas estrangeiros. 

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

Chega, BE e PCP contra direção executiva do SNS. PS e Livre querem explicações

Chega, BE e PCP manifestaram-se esta quarta-feira contra a existência da direção executiva do SNS, com a IL a defender que não deve ser extinta, enquanto PS e Livre pediram mais explicações ao Governo.