Primeiro-ministro em Cardiff na próxima semana para cimeira da NATO

| Mundo
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 ago (Lusa) - O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, estará a 04 e 05 de setembro em Cardiff, no País de Gales, onde participará na Cimeira da NATO acompanhado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros (MNE) e pelo ministro da Defesa.

De acordo com o programa provisório da viagem, o primeiro-ministro aterra em Bristol, em Inglaterra, na manhã de 04 de setembro, quinta-feira, deslocando-se depois para Cardiff, num percurso de cerca de 70 quilómetros.

Os trabalhos arrancam ao início da tarde com uma reunião de chefes de Estado e de Governo sobre o Afeganistão, estando prevista uma cerimónia de homenagem aos militares que participam nas operações no país.

Ainda no primeiro dia deverá ocorrer uma reunião sobre a Ucrânia, que antecede um jantar de trabalho dos chefes de Estado e Governo.

O segundo dia, 05 de setembro, sexta-feira, integra, de acordo com o programa provisório, uma visita a uma exposição fotográfica alusiva à NATO, antes do começo de reuniões do Conselho do Atlântico Norte (NAC, em inglês).

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, e o ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, terão programas autónomos durante os dois dias de trabalho.

Para o final está prevista a habitual conferência de imprensa nacional com o primeiro-ministro a apresentar as conclusões do encontro.

PPF // SMA

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.