BdP pede a Novo Banco plano "sustentável" para atrair investidores

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 27 ago (Lusa) -- O governador do Banco de Portugal (BdP) solicitou à administração do Novo Banco a concretização de um plano "sustentável" destinado a atrair investidores que formem "uma estrutura acionista estável" para o desenvolvimento da instituição, segundo um comunicado hoje divulgado.

Na sequência de uma reunião com o BdP, na terça-feira, a instituição liderada por Vitor Bento informa que Carlos Costa "solicitou ao Novo Banco a preparação de um plano apontado ao desenvolvimento sustentável do banco e que ajude a atrair investidores que possam formar uma estrutura acionista estável e comprometida com esse desenvolvimento".

"Para a concretização da estrutura acionista vão ser desenvolvidos os contactos necessários, em articulação com a administração do Novo Banco, e com o apoio e interação dos consultores financeiros contratados por cada uma das entidades", refere o comunicado.

O comunicado enviado pelo Novo Banco não faz qualquer referência à venda imediata do mesmo.

No encontro de terça-feira, a administração do Novo Banco informou o governador do BdP que "continua empenhado em servir os seus clientes com a qualidade a que os habituou e atendendo às necessidades das empresas e de todos aqueles que lhe confiam as suas poupanças".

Refere igualmente que deu conta ao governador da "existência de indícios de recuperação da confiança", a quem informou também sobre "o processo de transição de imagem que levará à mudança global, incluindo os balcões que passaram a exibir a nova marca".

"Este processo tem por objetivo a normalização da relação do Novo Banco com os seus clientes, processo que também envolverá a redefinição da oferta e posicionamento estratégico da instituição", pode ler-se ainda no comunicado.

A criação do Novo Banco decorre da divisão do Banco Espírito Santo (BES) num 'bad bank' e no Novo Banco.

Na noite de domingo, 03 de agosto, o Banco de Portugal tomou o controlo do BES e anunciou a separação da instituição em duas.

O chamado banco mau ('bad bank') ficou com os ativos e passivos tóxicos do antigo BES e, apesar de se continuar a chamar BES, não tem licença bancária.

Já no 'banco bom', o Novo Banco, ficaram os ativos e passivos considerados não problemáticos do ex-BES, recebendo esta nova instituição financeira uma capitalização de 4,9 mil milhões de euros através do Fundo de Resolução bancário.

SMS // CSJ

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Boas ou más notícias para o crédito à habitação? Taxas Euribor com novas atualizações

A taxa Euribor desceu esta quinta-feira a três e a seis meses e subiu a 12 meses face a quarta-feira.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.