Japonês reclama filhos nascidos de "barrigas de aluguer" na Tailândia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Banguecoque, 27 ago (Lusa) -- Um cidadão japonês pediu às autoridades tailandesas autorização para levar para o seu país várias crianças de que alegadamente é progenitor por intermédio de "barrigas de aluguer" na Tailândia, informa hoje a imprensa local.

O advogado do japonês Mitsutoki Shigeta, que se encontra no Japão, deslocou-se a uma esquadra de Banguecoque para esclarecer a paternidade de, pelo menos, 15 menores que foram fecundados "in vitro" com óvulos de mulheres de Espanha, Suécia, Brasil ou Malásia.

Os óvulos fecundados com o esperma de Shigeta foram depois implantados em mulheres tailandesas contratadas por, até, 400.000 baht (cerca de 9.000 euros).

Shigeta, de 24 anos, deixou a Tailândia depois de terem sido encontrados nove bebés num apartamento de Banguecoque, o que levantou suspeitas de tráfico de seres humanos.

A polícia tailandesa pediu ao japonês que regresse à Tailândia para se submeter a uma prova de ADN e esclarecer a alegada intenção de venda das crianças numa rede de tráfico humano.

Shigeta garante que a sua intenção era criar todos bébés e que está disposto a falar com as autoridades, mas no seu país.

Este negócio das "barrigas de aluguer" na Tailândia conheceu projeção mundial com o recente caso de um casal de australianos acusado de ter abandonado o bebé, com síndrome de Down, com a mãe de substituição.

Numerosos casais estrangeiros, nomeadamente australianos, vão à Tailândia para utilizar serviços de clínicas de fecundação 'in-vitro' e barrigas de aluguer, apesar de um certo vazio legal.

A junta militar que governa a Tailândia desde 22 de meio apresentou um projeto de lei que impõe limites ao recurso às "barrigas de aluguer".

FV (EJ) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.