Supremo tribunal eleitoral brasileiro afasta candidato a governador de Brasília

| Mundo
Porto Canal / Agências

Brasília, 27 ago (Lusa) - A justiça eleitoral brasileira anulou, na terça-feira, a candidatura do liberal José Roberto Arruda, que pretende disputar nas eleições de outubro o cargo de governador de Brasília, função que já exerceu e da qual foi destituído por alegada corrupção.

Por maioria, os juízes do Supremo Tribunal Eleitoral, decidiram anular a candidatura de José Arruda por considerarem que esta viola a legislação que exige que os candidatos tenha uma "ficha criminal limpa".

O candidato era até agora apontado nas sondagens como o favorito à vitória das eleições de 05 de outubro, quando os brasileiros elegerem o Chefe de Estado e os 27 governos regionais e as câmaras de deputados.

Apesar de a decisão poder ser alvo de contestação, nos meios jurídicos é considerada definitiva dado que os prazos legais tornam quase impossível uma decisão final antes da data das eleições.

José Roberto Arruda foi eleito em 2006 para governador de Brasília, mas no início de 2010 foi preso por implicação num caso de corrupção revelado alguns meses antes em que era visto a negociar subornos e a repartição das verbas.

JCS // FV

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.