Câmara de Portimão obrigada a recorrer ao Fundo de Apoio Municipal

| Política
Porto Canal / Agências

Portimão, 26 ago (Lusa) - A presidente da Câmara de Portimão disse hoje que a autarquia é uma das que está obrigada a recorrer ao Fundo de Apoio Municipal (FAM) e que pondera também recorrer ao financiamento extraordinário para pagamento da totalidade das dívidas.

"Portimão é um dos municípios que está obrigado a recorrer ao FAM e, por isso, aguardamos que o mesmo esteja disponível para que possamos beneficiar da ajuda financeira", assegurou hoje à agência Lusa Isilda Gomes, presidente da autarquia.

Com uma dívida atual de cerca de 160 milhões de euros, Portimão foi um dos municípios do Algarve que se candidataram ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) e cuja candidatura foi chumbada pelo Tribunal de Contas.

De acordo com a autarca, face à situação de desequilíbrio financeiro do município, "está ainda a ser analisada uma eventual candidatura a um financiamento extraordinário" para pagamento dos 160 milhões de euros em divida.

"A situação financeira da autarquia é aquela que todos conhecem. Neste momento temos garantido o pagamento dos vencimentos. Os nossos grandes problemas são os compromissos com as entidades bancárias, os nossos maiores credores", destacou Isilda Gomes.

Segundo Isilda Gomes, a gestão financeira tem sido "um exercício de extrema dificuldade, só possível através de um grande rigor orçamental".

No final de 2012, a Câmara de Portimão registava uma dívida a fornecedores de 133 milhões de euros, e segundo a Direção-Geral das Autarquias Locais, era o município pior pagador do país, demorando em média cerca de dois anos e meio a efetuar os pagamentos.

O Governo estima que 19 municípios sejam obrigados a aderir ao FAM, novo mecanismo de regularização financeira que será facultativo para outras 23 autarquias, revelou na segunda-feira o secretário de Estado da Administração Local, António Leitão Amaro.

A lei 53/2014, publicada na segunda-feira, estabelece as condições para a recuperação financeira dos municípios, prevendo-se casos de "recurso obrigatório" e situações de "recurso facultativo".

O capital social do FAM é de 650 milhões de euros, a subscrever em 50% pelo Estado e na restante metade por todos os municípios e que terá de ser realizado no prazo máximo de sete anos, com início em 2015, assegurando o Estado desde já o apoio aos municípios em situação mais crítica.

JPC // ZO

Lusa/Fim.

+ notícias: Política

Já se sabem mais oito nomes que vão compor o novo Governo

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. No entanto, já há nomes para oito pastas no novo Governo, confirma a SIC Notícias.

Já são conhecidos os ministros de Economia e das Finanças

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, apresentará a lista da equipa governamental ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, às 18h00 desta quinta-feira. Destacam-se na composição do governo Joaquim Miranda Sarmento, como ministro das Finanças, e Pedro Reis, como responsável pela pasta da Economia, como avança o jornal Eco.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.