Trabalhadores dos Estaleiros de Viana reúnem-se hoje com ministro da Defesa

| Norte
Porto Canal / Agências

Viana do Castelo, 09 jul (Lusa) - A comissão de trabalhadores dos Estaleiros de Viana reúne-se hoje com o ministro da Defesa, encontro pedido para clarificar quais os esclarecimentos que o Governo português transmitiu a Bruxelas sobre as ajudas públicas concedidas à empresa.

O pedido para esta reunião, com caratér "de urgência", foi apresentado ao ministro José Pedro Aguiar-Branco à chegada dos representantes dos trabalhadores de uma reunião, realizada a 02 de julho passado, em Estrasburgo, com o comissário europeu da Concorrência.

Após as informações transmitidas por Joaquín Almunia, e numa posição pública conjunta com o presidente da Câmara de Viana do Castelo - que também participou naquela reunião -, a comissão de trabalhadores acusou o ministro da Defesa de não ter mexido "uma palha" para justificar em Bruxelas as ajudas públicas aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC).

Em causa está a abertura de uma investigação das autoridades europeias da concorrência aos apoios atribuídos desde 2006 aos ENVC, no valor de 181 milhões de euros, segundo procedimento formal publicado a 04 de abril passado.

A Comissão Europeia pretende apurar se esses apoios se enquadram nas regras comunitárias de auxílios estatais e, caso conclua pela sua irregularidade, os ENVC podem ser obrigados a devolver esse montante.

Na altura foram dados 30 dias para que as autoridades nacionais se pronunciassem - prazo que terminou no início de maio -, tendo o comissário europeu da Concorrência, Joaquín Almunia, informado que o Governo português prestou esclarecimentos a 12 de março passado, antes da abertura formal desse procedimento.

"Não nos passava pela cabeça que, perante este convite para uma justificação, o senhor ministro não mexesse nem uma palha para justificar nada", afirmou o coordenador da comissão de trabalhadores dos ENVC.

Após esta reunião com Almunia, e citando as explicações do comissário europeu, António Costa afirmou existir "enquadramento" para justificar estas ajudas, algo que "tem de ser o ministro a fazer" e que pode travar o anunciado encerramento da empresa.

Como alternativa a esta investigação, o Governo prevê ainda lançar um concurso internacional para a subconcessão dos terrenos e infraestruturas, mas sem garantias sobre os 620 postos de trabalho.

Entretanto, o Ministério da Defesa garantiu hoje, em comunicado, que a solução para os ENVC "está a ser trabalhada" com a Comissão Europeia, afirmando ser "falso" que Portugal não tenha justificado estas ajudas públicas a Bruxelas.

"O Governo português apresentou as suas observações sobre o processo formal de investigação, atempadamente e como lhe competia, a 12 de março de 2013. A Comissão está presentemente a avaliar as observações e as informações adicionais apresentadas por Portugal", lê-se no comunicado.

PYJ // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).