Avião chinês de vigilância invadiu duas vezes zona de identificação de Taiwan

| Mundo
Porto Canal / Agências

Taipé, 26 ago (Lusa) -- Um avião chinês de vigilância invadiu duas vezes a zona de identificação de defesa aérea (ZIDA) de Taiwan e foi intercetado e escoltado por dois aviões de combate da ilha nas duas ocasiões, revelou hoje um alto quadro da Força Aérea da ilha.

O avião chinês, um Y-8 de reconhecimento eletrónico, foi detetado no extremo sudoeste da ZIDA na segunda-feira às 08:33 locais (01:33 em Lisboa) e às 14:31 locais (97:31 em Lisboa), a 22.000 pés de altura, explicou, em conferência de imprensa, Hsiung Hou-chi, chefe do comando da Força Aérea.

As autoridades de Taiwan fizeram descolar dois aviões militares Mirage 2000 e caças IDF em cada uma das ocasiões, tendo os aparelhos intercetado e escoltado o avião chinês.

Apesar da aproximação entre os dois lados do Estreito de Taiwan a partir de 2008 com o regresso do Kuomintang ao poder na ilha, a China e Taiwan continuam a discordar do estatuto da ilha que Pequim considera parte do seu território e ameaça usar a força caso as autoridades se declarem independentes, apesar de, de facto, funcionarem como tal.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.