Risco máximo de incêndio em oito concelhos da Guarda, Santarém e Castelo Branco

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 ago (Lusa) -- A região do centro do país, sobretudo nos distritos da Guarda, Santarém e Castelo Branco, é a que apresenta hoje um risco mais elevado de incêndio, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Segundo avança o instituto na sua página de internet, oito concelhos dessa região mostram risco máximo de incêndio, o nível mais grave numa escala de cinco, que varia entre reduzido e máximo.

Os concelhos em causa são Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Fornos de Algodres e Trancoso, no distrito da Guarda, além de Mação e Sardoal, em Santarém, e Vila do Rei, em Castelo Branco.

O IPMA adianta ainda que o risco de incêndio é muito elevado em quase todo interior do centro do país e do Algarve, enquanto o Alentejo apresenta risco elevado.

O cálculo de risco de incêndio é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Na segunda-feira, a Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) registou 85 incêndios, que foram combatidos por 3.559 bombeiros, com o apoio de 975 veículos.

O IPMA informa também que os índices de radiação ultravioleta estão muitos altos em 14 regiões do país, definindo que as mais arriscadas são Beja, Castelo Branco, Évora, Faro, Lisboa, Portalegre, Sagres, Santarém, Setúbal, Sines, e, nas ilhas, Funchal, Porto Santo, Angra do Heroísmo e Ponta Delgada.

Para este índice de radiação UV, o IPMA recomenda a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar e que se evite a exposição das crianças ao Sol.

O Instituto prevê para hoje céu nublado e chuva fraca acompanhada de vento fraco a moderado e descida de temperatura nas regiões norte e centro e céu limpo e aumento da temperatura mínima no sul.

Para os Açores, as previsões apontam para céu muito nublado e aguaceiros em quase todas as ilhas, enquanto a Madeira também poderá contar com alguns aguaceiros, embora o céu deva estar pouco nublado.

PMC // SB

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Rede Expressos lança oito novas ligações diárias entre Lisboa e Porto

A Rede Expressos, principal empresa de transporte rodoviário de passageiros de média e longa distância em Portugal, planeia ampliar a sua oferta durante o período da Páscoa. Isso inclui a adição de novas rotas e um aumento na frequência dos trajetos mais procurados