PM japonês anuncia remodelação dentro de uma semana

| Mundo
Porto Canal / Agências

Tóquio, 26 ago (Lusa) -- O primeiro-ministro japonês Shinzo Abe anunciou hoje uma remodelação governamental no seu Governo a 03 de setembro com a qual pretende marcar uma segunda etapa na sua governação num período que coincide com a descida da sua popularidade.

"Gostaria de fazer alterações já que entramos no segundo capítulo da recuperação do Japão que será centrado na segurança nacional e nas economias regionais", disse Shinzo Abe durante uma reunião do seu partido, o Liberal Democrata.

A notícia de uma reestruturação do governo nipónico era motivo de especulação há vários meses, mas até agora o primeiro-ministro não tinha confirmado nem uma data nem sequer se a iria realizar.

Shinzo Abe chegou ao poder em dezembro de 2012 e desde então a política nipónica tem permanecido anormalmente estável.

O chefe do Governo, que repete o cargo depois de ter chefiado o Executivo entre 2006 e 2007, tem contado com elevados níveis de popularidade, embora atualmente esteja em queda nos inquéritos.

Apesar de se esperar uma profunda remodelação, os analistas da política japonesa descartam, no entanto, que Shinzo Abe vá prescindir de alguns ministros como o porta-voz Yoshihide Suga, ou os responsáveis das Finanças e Economia, respetivamente Taro Aso e Akira Amari.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.