Três polícias feridos em protestos contra instalação de sistema biométrico nos supermercados venezuelanos

| Mundo
Porto Canal / Agências

Caracas, 26 ago (Lusa) - Três polícias ficaram feridos nas últimas horas durante protestos na Venezuela contra a implementação de um sistema de controlo biométrico nos supermercados públicos e privados para controlar as compras recorrentes do mesmo produto e combater o contrabando.

Os polícias sofreram queimaduras na sequência de explosões provocadas por 'cocktails molotov' lançados por cidadãos que colocaram várias barreiras na localidade de Las Pilas, cidade de San Cristobal, a sudoeste de Caracas.

Fontes não oficiais referiram que durante os confrontos, vários civis teriam também ficado feridos e que elementos da polícia militar invadiram um complexo residencial onde se encontravam alguns manifestantes.

Várias pessoas disseram aos jornalistas estarem contra a instalação de controlo biométrico nos supermercados, a escassez de produtos, a insegurança e os baixos salários.

Por outro lado, relataram ataques da polícia militar com gás lacrimogéneo e explosões em vários locais.

Em Caracas, na tarde de segunda-feira (noite em Lisboa) várias pessoas incendiaram pneus e colocaram barricadas no centro do município de Chacao (leste), onde os residentes dão conta que ocorreram confrontos entre manifestantes e as forças de segurança que geraram momentos de tensão e dificultaram a circulação de viaturas.

A Polícia Nacional Bolivariana dissolveu o protesto, desmantelou as barricadas e deteve, pelo menos, seis manifestantes.

Ainda na capital, residentes na urbanização Santa Fé (sul) colocaram barricadas na autoestrada de Prados del Este, o que provocou um forte congestionamento e confrontos com as forças de segurança.

A polícia militar interveio e foram detidas duas pessoas.

A 19 de agosto último as autoridades venezuelanas anunciaram que vão instalar um sistema de controlo biométrico nos supermercados públicos e privados para controlar compras recorrentes do mesmo produto pelo mesmo cliente e combater o contrabando.

O sistema deverá estar em funcionamento até ao final de novembro e visa também combater a economia paralela.

O sistema biométrico consiste na atribuição de um cartão numerado com os dados do cliente, que estará associado às suas impressões digitais.

No passado dia 11, a Venezuela enviou pelo menos 17.000 militares para a fronteira com a Colômbia, como uma de várias medidas para combater o contrabando de bens essenciais e de combustível, que gera prejuízos aos dois países.

O envio dos militares aconteceu horas antes de a Venezuela encerrar, pela primeira vez, a fronteira para combater o contrabando de produtos, num gesto contestado pelas autoridades colombianas.

FPG // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.