Cinco mortos e vários desaparecidos devido às chuvas na Coreia do Sul

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 26 ago (Lusa) -- Pelo menos cinco pessoas morreram e várias outras estão desaparecidas devido às chuvas torrenciais que assolaram a região sudeste da Coreia do Sul e que obrigaram à paragem de um reator nuclear, revelaram as autoridades locais.

As fortes chuvas, que chegaram a atingir os 130 milímetros por hora na cidade portuária de Busan, provocaram cheias tendo uma mulher de 50 anos e uma adolescente morrido quando seguiam de carro e este ficou submerso num túnel.

Também em Busan, a segunda maior cidade da Coreia do Sul, duas outras mulheres morreram -- uma arrastada pela corrente e outra levada pelas águas quando conduzia.

Em Changwon, a cerca de 80 quilómetros de Busan, onde as chuvas chegaram a atingir os 270 milímetros, um autocarro acabaria por cair numa zona inundada pelas cheias tendo uma pessoa sido confirmada morta e, pelo menos, outras quatro dadas como desaparecidas, revelaram os serviços de emergência.

As imagens transmitidas pelas televisões mostram diversas ruas e avenidas de Busan inundadas tendo, em vários casos, provocado o caos com veículos imobilizados depois da água atingir um metro de altura.

As fortes chuvas, que provocaram deslizamentos de terras e o corte de várias estradas levaram ainda à suspensão parcial de uma central nuclear, a Gori-1 em Busan, depois das autoridades terem detetado uma infiltração de água das chuvas no edifício de refrigeração do vapor das turbinas, revelou a Korea Hydro and Nuclear Power, que opera a central e que descarta qualquer fuga radioativa.

JCS // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Homem ameaça fazer-se explodir no consulado do Irão em Paris

A polícia francesa cercou o consulado iraniano, esta sexta-feira, em Paris, depois de um homem ameaçar detonar explosivos presos ao corpo, segundo a agência Reuters.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.