Emirados Árabes e Egipto atacam milícias islâmicas na Líbia

| Mundo
Porto Canal / Agências

Líbia, 26 ago (Lusa) -- Os Emirados Árabes Unidos e o Egito estão a realizar secretamente ataques aéreos contra milícias islâmicas na Líbia, revelaram funcionários norte-americanos, referindo-se a dois ataques nos últimos sete dias.

A revelação foi feita segunda-feira pelo jornal The New York Times, com base em declarações de dois funcionários da diplomacia norte-americanos, sendo que um deles acabou por confirmar a informação à agência de notícias France Press (AFP).

"Os Emirados Árabes Unidos levaram a cabo esses ataques", afirmou o funcionário sob anonimato, agora citado pela AFP.

Segundo a reportagem do jornal norte-americano, o primeiro ataque ocorreu há uma semana, tendo atingido áreas controladas por milícias islâmicas em Trípoli, destruído um pequeno depósito de armas e morto seis pessoas.

O segundo ataque foi realizado no sul da capital, na manhã do último sábado, tendo como alvo lançadores de rockets e veículos militares das milícias.

Segundo aquelas fontes, os Estados Unidos não participaram nem forneceram qualquer assistência nos bombardeamentos.

Os ataques poderão ter sido uma tentativa de evitar a captura iminente do aeroporto de Trípoli, mas acabou por cair nas mãos das milícias islâmicas.

SIM // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.