Fenprof pede reunião urgente ao ministério para discutir alterações no 1º ciclo

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 08 jul (Lusa) -- A Fenprof pediu hoje ao Ministério da Educação e Ciência (MEC) uma reunião "com caráter de urgência" para discutir com a tutela as alterações curriculares previstas para o 1º ciclo e para o ensino profissional.

"Para a FENPROF, tais alterações não podem ser aprovadas sem a indispensável auscultação das organizações representativas dos professores, tanto mais que, das mesmas, decorrerão efeitos que se repercutirão diretamente na vida profissional dos professores", defende a Federação Nacional de Professores (Fenprof), em comunicado.

A Fenprof esteve hoje no MEC para pedir informações sobre o andamento do despacho que deverá incluir os "compromissos assumidos pelo ministério na ata negocial assinada em 25 de junho", relativos às condições de aplicação da mobilidade especial aos professores, e ao aumento do horário de trabalho para as 40 horas semanais.

"Passadas duas semanas sobre a data de assinatura da referida ata, e já em pleno mês de julho, as escolas e agrupamentos continuam sem poder organizar o próximo ano letivo, incluindo a elaboração dos horários dos docentes", refere o comunicado da estrutura sindical, reiterando aquilo que o seu secretário-geral, Mário Nogueira, já tinha afirmado na passada semana no parlamento, durante uma audição na Comissão de Educação, Ciência e Cultura.

A Fenprof recordou também que termina hoje o prazo previsto no Código de Procedimento Administrativo para que o MEC entregue à federação a gravação áudio da reunião no ministério, que decorreu a 14 de junho.

A gravação em causa deveria permitir esclarecer uma polémica que opõe MEC e Fenprof quanto a declarações relativas à remarcação da data do exame nacional de Português do 12º ano, agendado para 17 de junho, data em que os professores fizeram greve.

"Após contacto que será feito com o MEC, caso não seja obtida essa gravação, o processo seguirá pelas vias jurídicas adequadas até que tal se concretize", afirma a Fenprof.

A federação de professores recorda também que os tribunais já proferiram 250 sentenças que condenam o MEC a pagar indemnizações a professores, por caducidade dos seus contratos.

"Face à quantidade de sentenças, fica claro que, ao recusar pagar o que deve aos professores, exceto quando os tribunais o condenam, o MEC não age como pessoa de bem, o que é absolutamente inadmissível. É uma vergonha esta postura ministerial, não se conhecendo, no passado, situação semelhante. São ainda inúmeras as ações que correm nos tribunais e aguardam decisão final", criticou a Fenprof.

IMA // SO

Lusa/fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.