Calor faz aumentar em 10% idas às urgências do Hospital de S. João no Porto

Calor faz aumentar em 10% idas às urgências do Hospital de S. João no Porto
| Norte
Porto Canal

O número de ocorrências registadas pelo serviço de urgências do Hospital de S. João, no Porto, aumentou 10% nos últimos dias de vaga de calor, em comparação ao período homólogo do ano passado, disse o diretor do serviço.

"Nestes últimos dias, com a vaga de calor, tem havido mais episódios na urgência (...),contrariamente ao que estava a acontecer nos últimos dois anos (...), há um aumento de vindas à urgência na ordem dos 10% comparativamente ao período homólogo do ano passado", disse à agência Lusa João Sá, diretor das urgências do Hospital de S. João do Porto.

Segundo João Sá, os pacientes que mais têm aparecido nas urgências têm sido doentes "mais idosos" e com "patologias crónicas debilitante", ou seja doentes com patologias cardiovasculares, respiratórias e cerebrovasculares.

O diretor das urgências do Hospital de S. João do Porto aconselha às pessoas mais frágeis e às incapazes para evitarem exporem-se às elevadas temperaturas, protegerem-se em casa, hidratarem-se adequadamente e serem vigiados por alguém que as possam auxiliar.

Cristina Abreu, que gere a Unidade de Emergências em Saúde Pública da DGS, disse à agência Lusa, por seu turno, que ainda não existem dados que apontem para uma maior procura de cuidados de saúde primários ou hospitalares, mas reconheceu que ainda é cedo.

As altas temperaturas que se registaram nos últimos dias tiveram "repercussões mínimas" na saúde perante os "elevados riscos", porque a população acatou as recomendações das autoridades, disse.

O mesmo acontece para o número de óbitos causados pelas altas temperaturas que se registaram nos últimos dias e que deverão traduzir-se numa onda de calor, a qual só existe quando são registadas temperaturas acima das previstas para a época do ano a partir de seis dias consecutivos.

+ notícias: Norte

Carro consumido pelas chamas em Arcos de Valdevez

Um veículo ligeiro foi tomado pelas chamas, ao início da tarde desta quarta-feira, no IC28 junto à saída de Paço em Arcos de Valdevez, informa os Bombeiros Voluntários daquela região numa publicação na rede social de Facebook.

Turistas que morreram em acidente na Namíbia eram de Leça da Palmeira

Os dois turistas que morreram na sequência de um acidente que envolveu dois autocarros na estrada C14, na zona de Walvis Bay, esta quarta-feira, eram de Leça da Palmeira, adianta o Correio da Manhã.