Kiev acusa Moscovo de "invasão directa"

Kiev acusa Moscovo de "invasão directa"
| Mundo
Porto Canal

O chefe dos serviços de informações da Ucrânia acusou hoje a Rússia de "invasão direta", depois de Moscovo ter mandado avançar para território ucraniano uma controversa coluna humanitária com destino ao bastião separatista pró-russo de Lugansk.

"Dizemos que isto é uma invasão direta. Sob o símbolo cínico da cruz vermelha, estes são veículos militares", disse Valentyn Nalyvayshenko, chefe dos serviços de informações ucranianos SBU, citado pela agência Interfax Ucrânia.

Um outro responsável da segurança ucraniana disse por seu lado que Moscovo é "o único responsável" pela segurança da coluna, que atravessa território controlado pelos separatistas.

Vários camiões de ajuda humanitária russa passaram hoje a fronteira ucraniana, no leste do país, pouco depois de Moscovo ter anunciado que não ia esperar mais para enviar ajuda para as zonas em dificuldade,

Os camiões estavam estacionados há mais de uma semana no lado russo da fronteira, a aguardar "luz verde" para avançarem.

O governo ucraniano tinha posto como condição para a entrada da coluna humanitária que ela fosse acompanhada pelo Comité Internacional da Cruz Vermelha em território ucraniano, com um delegado da organização em cada camião, mas a organização anunciou entretanto que não está a acompanhar a coluna por não lhe terem sido dadas "garantias de segurança suficientes".

+ notícias: Mundo

Acidente na Namíbia que matou duas portuguesas feriu outros 16 cidadãos nacionais

O acidente na Namíbia que na quarta-feira envolveu autocarros com turistas e provocou a morte a duas portuguesas provocou ferimentos em 16 outros cidadãos nacionais, seis dos quais inspiram algum cuidado, segundo o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas.

OMS alerta para consumo de álcool e cigarros eletrónicos entre os jovens

Mais de metade dos adolescentes experimentaram álcool e um em cada cinco fumou recentemente cigarros eletrónicos, alertou esta quinta-feira o Escritório Regional Europeu da Organização Mundial de Saúde (OMS), num relatório sobre hábitos de saúde.

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.