Ministro irlandês das Finanças afirma que Maria Luís Albuquerque não sentirá quaisquer problemas no Eurogrupo

Ministro irlandês das Finanças afirma que Maria Luís Albuquerque não sentirá quaisquer problemas no Eurogrupo
| Política
Porto Canal

O ministro irlandês das Finanças comentou hoje, em Bruxelas, que a nova ministra portuguesa não terá quaisquer problemas em representar Portugal no Eurogrupo, pois costumava acompanhar Vítor Gaspar nas reuniões e está "bastante a par" dos dossiers.

Michael Noonan, que durante o primeiro semestre do ano presidiu às reuniões de ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) - durante a presidência irlandesa da UE -, ao ser questionado, à entrada do encontro de ministros das Finanças da zona euro, sobre a "estreia" de Maria Luís Albuquerque, sublinhou que a antiga secretária de Estado do Tesouro "não é uma estranha" para o Eurogrupo, classificando-a mesmo como uma "colega".

"Tem estado no grupo de trabalho (do Eurogrupo) há muito tempo, e acompanhou Vítor Gaspar nos últimos dois anos, é muito próxima de Gaspar e vemo-la como uma colega. Maria Luís Albuquerque está bastante a par dos assuntos, por isso penso que não terá quaisquer problemas em se adaptar, porque já tem vindo a todas as reuniões nos últimos dois anos", salientou.

Já ao ser interrogado sobre a crise política em Portugal, limitou-se a dizer que não estava a par da "situação doméstica".

Na reunião de hoje do Eurogrupo, Maria Luís Albuquerque - cuja nomeação motivou o pedido de demissão de Paulo Portas, mas que foi uma escolha elogiada a nível europeu - deverá colocar os seus homólogos a par a situação portuguesa, naquela que será a sua "estreia" nos "palcos" europeus como titular da pasta das Finanças.

O líder do PSD e primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, anunciou no sábado um entendimento político com o CDS-PP liderado por Paulo Portas, proposto para vice-primeiro-ministro com a responsabilidade da coordenação económica, reforma do Estado e ligação à 'troika', que, assim, se mantém no executivo, tendo confirmado que Maria Luís Albuquerque permaneceria à frente das Finanças.

+ notícias: Política

Marcelo defende que não fez apreciações ofensivas e que Montenegro "vai surpreender"

O Presidente da República confirmou esta quarta-feira as afirmações que lhe foram atribuídas num jantar com jornalistas estrangeiros na terça-feira, considerou que não fez apreciações ofensivas e que o primeiro-ministro, Luís Montenegro, "vai surpreender".

PSD/Matosinhos visa responsáveis sobre funcionário suspeito de agressão sexual a menores 

O PSD/Matosinhos exigiu esta quarta-feira em comunicado o apuramento da entidade responsável pela contratação e verificação de antecedentes criminais de um funcionário suspeito de molestar cinco menores numa escola primária local, entre setembro de 2020 e abril de 2021.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.