Presidente da PT Portugal elege apoio às PME e inovação como prioridades estratégicas

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 22 ago (Lusa) - O presidente da PT Portugal definiu cinco prioridades estratégicas, como o foco no cliente e apoio às PME e a inovação, e vai dedicar as próximas cinco semanas a visitar as áreas de negócios, disseram à Lusa trabalhadores da empresa.

Armando Almeida iniciou esta semana funções de presidente executivo da PT Portugal, substituindo Zeinal Bava no cargo.

Num encontro com quadros da empresa esta semana, Armando Almeida definiu "cinco prioridades estratégicas para o futuro da PT Portugal", adiantaram as mesmas fontes, entre elas a aposta na inovação, que é considerada como "fator diferenciador e competitivo" que o novo presidente executivo pretende potenciar.

Outra das prioridades é o "foco financeiro", apostando na entrega de valor aos acionistas.

No encontro, Armando Almeida considerou que esta é uma das responsabilidades dos gestores, pelo que "continua a ser fundamental o fortalecimento financeiro, a seleção de investimentos que garantam o maior retorno possível e o aumento do fluxo de caixa", disseram as mesmas fontes.

Armando Almeida sublinhou também que as pequenas e médias empresas (PME) são importantes para a estratégia da PT Portugal, já que "o tecido empresarial português é pedra basilar para o desenvolvimento económico" e a empresa "tem uma capacidade ímpar, não só de estar mais perto das PME, como ajudá-las no seu próprio crescimento e afirmação no mercado".

A aposta nos clientes, incluindo a qualidade de serviço, uma cultura de empresa, onde "mais importante do que o número de horas de trabalho são os resultados" obtidos e a integração numa corporação, já que a PT está em processo de fusão com a brasileira Oi, são as outras prioridades destacadas pelo novo presidente executivo.

Além disso, o executivo anunciou que nas próximas cinco semanas irá dedicar-se a visitar várias áreas de negócio da PT Portugal.

"O grande objetivo é conhecer a empresa de perto", disseram as mesmas fontes.

Contactada pela Lusa, fonte oficial da PT Portugal confirmou as cinco prioridades estratégicas e a agenda operacional.

A agenda de Armando Almeida inclui reuniões com várias equipas, não só encontros com responsáveis das primeiras linhas ou administradores, como também trabalhadores com funções que possam dar "um testemunho transversal da operação".

Na primeira semana, Armando Almeida vai dedicar-se ao serviço ao cliente, visitando as áreas de operação centradas no cliente, como a atividade da PT Contact, Operações e Unidade Digital, seguindo-se os segmentos Empresarial - Corporate e PME - e Consumo e para as visitas a clientes, Vendas e rede de Distribuição.

Na terceira semana, o executivo pretende conhecer com detalhe as áreas de Engenharia, o que inclui uma visita ao Data Center [centro de dados] da Covilhã, o 6º maior do mundo, o SAPO e PT Inovação e Sistemas.

Na penúltima semana, o foco estará centrado na PT PRO, Marketing e Recursos Humanos, com as áreas de Contact Center de Santo Tirso e as reuniões de trabalho com colaboradores e clientes no Porto a fecharem a ronda de cinco semanas.

No início desta semana, o presidente executivo reuniu-se com a Comissão de Trabalhadores e com o Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Portugal Telecom (STPT).

De acordo com o presidente do STPT, Jorge Félix, Armando Almeida pediu aos sindicatos 100 dias para apresentar um projeto de reestruturação da empresa.

Com 53 anos, Armando Almeida é licenciado e doutorado em engenharia elétrica pela universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo, África do Sul.

Trabalhou na Nokia Siemens Networks de 2007 a 2012, tendo sido vice-presidente executivo para as operações com clientes na Europa e África e global services e vice-presidente para a América Latina.

ALU // JPS

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.